Antigos aliados, o senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), retomaram o diálogo em um encontro que chamou atenção nos bastidores políticos do estado. O momento foi compartilhado por Luizianne nas redes sociais na última terça-feira, 14, e, segundo a parlamentar, a reunião teve como propósito a “troca de ideias e discussão de conjunturas”.
O simbolismo do reencontro
Embora o conteúdo da conversa não tenha sido detalhado, o gesto ganha peso pelo histórico político de ambos. Aliados em outros tempos, os dois representaram posicionamentos importantes na política cearense. O encontro é mais do que uma conversa informal — é um sinal de que pontes podem começar a ser reconstruídas.
Contexto recente
O reencontro não foi fato isolado. Poucos dias antes, no sábado à noite, o senador cumprimentou, abraçou e conversou com o ex-prefeito Roberto Cláudio em um evento social. Apenas um ato educado? Trégua estratégica? Reaproximação em curso? Pode ser. O fato é que enconros como o ocorrido distencionam. Quebram o gelo e deixam as portas abertas e os celulares desbloqueados.
Implicações para o cenário político
Na política, gestos carregam significados. E há a fábula do jabuti. Se ele está na árvore, é sinal de que alguém o colocou lá. Jabutis não têm a habilidade de escalar árvores. Todos sabemos que Cid Gomes, conhecido por seu gosto por articulação, experiência, engenheiro de alianças, é o fiel da balança na política estadual. Sua influência costuma dar contornos aos desenhos.