
A diretora de políticas públicas do TikTok no Brasil, Mônica Guise, confirmou nesta quarta-feira (3), em Fortaleza, a instalação do primeiro data center da empresa na América Latina. Será no Ceará, no município de Caucaia. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de entrega da Carteira Nacional Docente, no Centro de Eventos.
Segundo a executiva, o investimento ultrapassa R$ 200 bilhões, tornando-se o maior projeto privado já anunciados no Estado.
“É um investimento histórico para a empresa no Brasil e reflete o compromisso com um dos mercados digitais mais dinâmicos do mundo”, afirmou Guise.
O empreendimento será construído em parceria com Omnia e Casa dos Ventos, com garantia de energia 100% limpa, proveniente de parques eólicos e solares dedicados exclusivamente ao data center. A diretora destacou ainda que o uso de energia não competirá com o abastecimento da rede local:
“O projeto não utiliza energia do sistema local. Ao contrário, ajuda a ampliar a oferta de energia no Brasil.”
Além disso, a estrutura usará tecnologia de reaproveitamento de água em circuito fechado, garantindo baixo consumo hídrico — ponto sensível em grandes operações de armazenamento de dados.
O que prevê o projeto
O data center já recebeu aval do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e será instalado no Complexo do Pecém. A primeira fase prevê consumo de 210 MW, equivalente ao gasto diário de mais de 2,2 milhões de pessoas, praticamente a população de Fortaleza. A capacidade é similar ao uso de cerca de 84 mil residências. Na segunda etapa, a previsão é dobrar o consumo — e, consequentemente, a capacidade do complexo.
A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos






