Couto confirma fim da Taxa do Lixo e Evandro vai iniciar mandato abrindo mão de receita e com herança maldita nas finanças

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O vereador Leo Couto (PSB), o novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), adiantou que pretende realizar em já janeiro uma sessão extraordinária para revogar a polêmica Taxa do Lixo. A medida é uma promessa da campanha do novo prefeito, Evandro Leitão (PT), que já declarou que enviará a mensagem legislativa logo após tomar posse.

Por que importa:

•A revogação da Taxa do Lixo é vista como cumprimento de uma promessa central da campanha de Evandro Leitão.

•No entanto, a medida representa um desafio financeiro para a gestão, que abrirá mão de uma receita em meio à necessidade de reorganizar as finanças municipais, mergulhadas em situação caótica.

“Vai ser um momento emblemático”, afirmou Leo Couto ao jornal O Povo. “Lutamos muito contra essa taxa ilegal e imoral. A população espera que a Câmara e o prefeito cumpram essa promessa.”

PDT na base do governo

Leo Couto também acredita na integração do PDT à base de Evandro. O partido já ocupa cargos importantes na nova gestão, incluindo a Secretaria da Educação (Idilvan Alencar) e a Regional 4 (Osmar Baquit), ambos ligados ao grupo de Cid Gomes (PSB).

Por outro lado, a Regional 7 será comandada por Francisco Ibiapina, aliado de André Figueiredo (PDT), que rompeu com o ex-prefeito José Sarto no segundo turno. Esse realinhamento é visto como um gesto estratégico para consolidar o apoio do partido ao governo petista.

O contexto maior:

A relação entre Evandro Leitão e o PDT carrega nuances políticas. Embora alguns pedetistas tenham apoiado adversários no primeiro turno, o segundo turno promoveu reaproximações, principalmente sob a liderança de André Figueiredo, o mais históricos dos pedetistas do Ceará.

A revogação da Taxa do Lixo será um primeiro teste de articulação política para a nova gestão e para Leo Couto como presidente da CMFor. O saldo político e fiscal dessa decisão moldará o início do mandato.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

MAIS LIDAS DO DIA

Missivas ao novo prefeito. Por F J Caminha

Fanatismo, mentiras e degradações