
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello falou, nesta terça-feira, 19, sobre o colapso na saúde pública de Manaus causado pelo agravamento da pandemia de Covid-19.
Segundo Pazuello, a segunda onda da doença já atingiu a cidade e pode ocorrer em outras regiões a partir da chegada do inverno, começando pelo Norte, Nordeste e, depois, o Centro-Sul.
Para o ministro, o aumento de mortes em Manaus e o agravamento da crise causa pelo novo coronavírus tem relação direta com a chegada do período chuvoso no Amazonas e a alta umidade do ar – atingiu 94% na segunda-feira, 18, –. Isso, segundo ele, prejudica a atividade pulmonar.
“A 2ª onda é o que está acontecendo na Europa, Italia, Alemanha, Reino Unido, exatamente o que estou falando: inverno europeu que coincide com momento das novas chuvas intensas da Amazônia e em parte do Nordeste. Sabe a umidade do ar em Manaus hoje? Procurem no Google. Umidade do ar é quase água, 99 ponto não sei quanto. O tempo todo. Imaginem então o grau de dificuldade da atividade pulmonar”, afirmou Pazuello.







