Equipe Focus.Jor
focus@focuspoder.com.br
Em transmissão ao vivo, neste sábado, 2, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que 21 postos de saúde estarão abertos neste fim de semana em Fortaleza. Destes, seis postos estão funcionando como estrutura de referência de encaminhamento e diagnóstico precoce de Covid-19, contando com ambulância para transportar pacientes para UPAs e Hospitais quando necessário.
O prefeito também antecipou as próximas ações do governo municipal para o controle da pandemia da COVID-19. Entre elas, a possibilidade de abertura de novos leitos. “Ao longo do dia de ontem e hoje de manhã, nós fechamos algumas decisões que vão permitir a abertura de 178 leitos entre o dia de hoje e o final desta próxima semana”, revelou Roberto Cláudio.
Destes 178 novos leitos, 30 serão abertos em UPAs, distribuídos nos bairros do Bom Jardim, Vila Velha e no Edson Queiroz. “Além disso, vamos montar uma unidade de [tratamento do] COVID ali no Frotinha do Antônio Bezerra, com dez leitos de UTI e 19 leitos de suporte, já a partir também do começo da semana”, anunciou o prefeito. A unidade atenderá a área que engloba os bairros do Quintino Cunha e Antônio Bezerra que tem preocupado a pasta da Saúde. O IJF2 também receberá 14 novos leitos de UTI e mais 49 leitos de enfermaria, de internação, ao longo da próxima semana.
Roberto Cláudio confirmou a entrega neste sábado do último bloco do hospital de campanha montado no estádio Presidente Vargas, com mais 56 leitos. Para equipar as novas estruturas, o prefeito anunciou que estão aguardando “uma carga de 50 respiradores que já saíram de Singapura e sinalizada para chegar ao longo deste fim de semana. Isso nos permitirá abrir também, ao longo da próxima semana, caso seja confirmada a chegada [dos respiradores] neste fim de semana, abrir mais 50 leitos destes 178 em geral que estamos nos comprometendo abrir”.
Em 45 dias de ações de combate à COVID-19 em Fortaleza, já foram abertos quase 450 novos leitos específico para o atendimento aos pacientes infectados com o novo coronavírus, dos quais 80 são exclusivos para atendimento em UTI.
Roberto Cláudio mais uma vez pediu mais consciência e responsabilidade das pessoas para evitar aglomerações em locais públicos e reforçou a necessidade de cumprimento do isolamento social. Para exemplificar, citou uma festa no Bom Jardim e a feira do São Cristóvão como iniciativas de aglomerações, que colocam as pessoas em risco de contaminação.
Confira a lista de postos abertos neste final de semana.






