CVM anuncia nova regra de portabilidade de investimentos para o terceiro trimestre de 2024

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está prestes a concluir uma das maiores transformações do mercado de capitais brasileiro. Segundo João Pedro Nascimento, presidente da CVM, a nova regra de portabilidade dos investimentos deve ser entregue até o final do terceiro trimestre deste ano. O anúncio foi feito durante o evento Finance of Tomorrow, realizado no Rio de Janeiro, onde Nascimento destacou a relevância dessa medida, que vem sendo discutida desde 2021.

Nascimento comparou a nova regra à popularidade e simplicidade do Pix, sistema de pagamento instantâneo, afirmando que essa mudança trará facilidade para os investidores ao transferir a custódia de seus investimentos entre diferentes agentes do mercado. A iniciativa faz parte do Open Capital Market, uma estratégia da CVM para modernizar e desburocratizar o mercado de capitais no Brasil. Além disso, o presidente da CVM prometeu a implementação de um novo cadastro centralizado até o final de 2024, ressaltando que, mesmo com recursos limitados, a autarquia está comprometida com a entrega dessas inovações.

Durante o painel “Desafios de mercado na América Latina e Caribe”, Nascimento enfatizou o protagonismo do Brasil em temas críticos na agenda internacional, como finanças sustentáveis, economia verde e finanças digitais. O país, por meio da CVM, ocupa posições de liderança em importantes órgãos globais, como o Conselho de Estabilidade Financeira, o Bureau de Finanças Corporativas da OCDE e a International Organization of Securities Commissions (IOSCO).

Mercado de carbono

Outro ponto de destaque na fala de Nascimento foi o Projeto de Lei que visa regulamentar o mercado de carbono no Brasil. De acordo com o presidente da CVM, a instituição terá um papel central na supervisão das transações de créditos de carbono, que serão tratados como valores mobiliários negociados em mercados organizados.

Em um discurso voltado para representantes de países latino-americanos, Nascimento defendeu os interesses das nações que preservam suas vegetações nativas e manifestou preocupação com o futuro do mercado de carbono sem um esforço de convergência internacional. Ele alertou que, sem a colaboração dos grandes emissores de carbono em compensar financeiramente os países mais comprometidos com a preservação ambiental, a questão poderá se transformar em uma “falácia”.

“A cooperação internacional é fundamental para que o mercado de carbono funcione de maneira justa e eficaz. Todos os países do mundo se enxergam como credores desse mercado, mas sem um movimento conjunto, não teremos uma solução satisfatória em curto prazo”, afirmou.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Sugerido pelo Focus Poder, Refis para inadimplentes da Taxa do Lixo vira proposição da base de Evandro

86% dizem não à algazarra golpista de 8 de janeiro, diz Quaest

Fanatismo, mentiras e degradações

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

MAIS LIDAS DO DIA

Meta responde AGU sobre fim de checagens de fatos; governo Lula discute medidas

Reforço na fiscalização do Pix não afetará trabalhadores autônomos, esclarece Receita Federal

Petróleo encerra 2024 como principal produto de exportação do Brasil

Ciro Gomes. Foto: Divulgação

Pesquisa tira Ciro da UTI política e oxigena possibilidades

Lula sanciona programa de pagamento de dívidas dos Estados com vetos a dispositivos fiscais

Preço do aluguel residencial sobe 13,5% em 2024; Fortaleza tem um dos menores valores por metro quadrado entre capitais

OABCE- Advogado Frederico Cortez é empossado como presidente da comissão de propriedade intelectual

Meta afirma que serviço de checagem de fatos será limitado aos EUA e altera política sobre discurso de ódio