Élcio Batista, políticas públicas e a nova agenda urbana de Fortaleza, no Focus Colloquium

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Dedicado à articulação para que Fortaleza seja a próxima sede do Fórum Urbano Mundial de 2026, o vice-prefeito Élcio Batista vem trabalhando em um ponto crucial para a Capital: uma nova agenda urbana compatível com as novas necessidades de um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil.

A questão urbana e as políticas públicas de Fortaleza são os os temas principais do Focus Colloquium que vai ao ar na terça-feira, 31, às 11 horas, com Élcio Batista.

O Fórum é a maior conferência global da ONU Habitat. A candidatura de Fortaleza acabou de passar para a fase final e é a única cidade brasileira nessa etapa.

Para definir a sede, os técnicos do órgão da ONU avaliam políticas públicas na área da urbanização sustentável para credenciar a cidade candidata. Também checam se as ações públicas estão em conformidade com a Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Colloquium conversa com Élcio Batista, que também está à frente do Iplanfor – Instituto de Planejamento de Fortaleza.

Élcio Batista é vice-prefeito de Fortaleza, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR). Foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo sido o chefe de Gabinete do Governador nos anos de 2015 a 2018. Cientista social de formação e mestre em Sociologia, com larga experiência nos setores público e privado. Com expertise nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Comunicação e Marketing Político, atua principalmente em temas como inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico, estado, segurança pública, política, conflito, poder, opinião pública, publicidade, marketing e cultura.

Na esfera governamental, desenvolve um trabalho focado no avanço socioeconômico, com redução das desigualdades pela via da inovação e da expansão do uso da tecnologia em todos os segmentos da atuação do Estado.

Por sua trajetória, foi escolhido para a elaboração dos planos de governo de Estado e Prefeitura, nas gestões do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio. Atuou, ainda, na Unidade de Gerenciamento de Programa – UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Tem destacada liderança na gestão de pessoas e busca qualificar as equipes das quais está à frente, formulando estratégias e aplicando método às projeção e criação de cenários.

Com larga experiência também na vida acadêmica, é coautor em publicações no site Nature.com – Scientifc Reports (Statistical Signs of Social Influence on Suicides), como também em edições como (In)Segurança e Sociedade: treze lições (Ed. Demócrito Rocha), Olhares Contemporâneos: cenas do mundo em discussão na Universidade (Ed. Demócrito Rocha) e Origens do Totalitarismo: 50 anos depois (Ed. Relume Dumará).

Foi professor universitário e publicou artigos em periódicos, anais de eventos e artigos em jornais de notícias, além de ter contribuído em capítulos publicados em livros.

Acompanhe o Colloquium com Élcio Batista:

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Comitês Olímpico e Paralímpico querem assumir CFO: de problema caro do Ceará a solução para o esporte brasileiro

Boné azul de lulistas entra na disputa contra o vermelho de Trump

A importância do contador no fortalecimento do terceiro setor

Guimarães quer o comando nacional do PT e joga com o peso do Nordeste

Vídeo da colisão aérea em Washington: avião da American Airlines cai no rio Potomac

Exclusivo: Governo do Ceará vai fazer reconhecimento facial nas ruas de Fortaleza

Surge mais uma IA chinesa: Trump e as Big Techs dos EUA já podem começar a chorar

Gestão e política: Focus Colloquium com Chagas Vieira

Gustavo Franco e as 7 razões para a crise de credibilidade da política econômica de Lula

Juiz penhora Hilux de Ciro Gomes por dívida com site de esquerda

Trump funda um “novo imperialismo” que inclui até o planeta Marte

Assassinatos caem no Brasil em 2024, Ceará é segundo em taxa de homicídio

MAIS LIDAS DO DIA

Boné azul de lulistas entra na disputa contra o vermelho de Trump

“Diploma na mão, emprego voando” — Empresas contratam e demitem Geração Z em meses, diz a Fortune

Comitês Olímpico e Paralímpico querem assumir CFO: de problema caro do Ceará a solução para o esporte brasileiro

Guimarães no centro da reforma ministerial de Lula; Quais os impactos políticos no Ceará?

Vovôs boomers no topo, millennials no sufoco e netinhos Gen Z esfregam as mãos para herdar a riqueza