O fato: A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes com nota máxima (nota mil) na redação. Entre eles, apenas um estudante é oriundo de escola pública, localizada em Minas Gerais. Os outros candidatos com desempenho perfeito são provenientes dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Reconhecimento educacional: O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que, neste ano, o governo federal lançará um prêmio voltado ao reconhecimento dos avanços na educação básica. Durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), o ministro afirmou que a premiação será uma forma de valorizar o desempenho de escolas, municípios e estados, além de estimular a transparência nos resultados educacionais.
“Em breve, vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país”, disse Camilo.
Evolução da nota média: A média nacional da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos, representando um aumento de 15 pontos em relação à edição anterior, que registrou uma média de 645. Para o ministro, esse crescimento reflete uma melhora significativa na proficiência dos estudantes brasileiros.