Expansão da Air Canada inclui Fortaleza em nova rota; Governo do Ceará se posiciona

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A Air Canada anunciou a inclusão de Fortaleza como potencial destino em sua malha aérea internacional, como parte de um plano de expansão na América Latina. O Rio de Janeiro e a capital cearense são apontados como destinos diretos da companhia aérea canadense, com o objetivo de fortalecer a conexão entre o Canadá e o Brasil. A companhia não explicitou quando seria o início das operações e nem a origem do voo. O mais provável é que a ligação de Fortaleza parta de Toronto ou Montreal, cidades no leste do Canadá. A manifestação da Air Canada, que ocorreu no Investor Day 2024, não foi seguida de senhum posicionamento do Governo do Ceará e nem da Secretaria de Turismo.

O que está em jogo?
Fortaleza, como hub estratégico no Nordeste brasileiro, se destaca com grande potencial de atrair turistas e negócios e gerar ponto de conexão para o Canadá, um destino mais barato que os EUA e com cultura mais ao estilo europeu. A chegada de voos diretos da Air Canada é um impulso para a Capital, que já figura como um destino importante para investimentos no setor de turismo e serviços. O voo será alimentado pelo incremento do hub do Pinto Martins, que recebe passageiros oriundos de diversas capitais brasileiras.

A estratégia por trás da expansão
A decisão de incluir Fortaleza na rota da Air Canada seria viabilizada pela modernização da frota, que agora conta com aeronaves mais eficientes, como o Airbus A321neo XLR, com maior alcance e capacidade de operar voos de longa distância de forma mais econômica. A companhia também pretende expandir para outras partes da América Latina, incluindo destinos como Peru, El Salvador, México e Colômbia.

Parceria no Brasil
Em abril de 2023, a Air Canada e a Gol anunciaram a expansão do Acordo de Codeshare, que permite a comercialização de bilhetes pela companhia brasileira de voos operados pela empresa canadense.

Impacto no mercado
A nova rota direta entre Fortaleza e o Canadá promete aumentar a competitividade no mercado aéreo, facilitando o fluxo de turistas e negócios entre os dois países. Além disso, a expansão tende a trazer benefícios econômicos significativos para a cidade, com maior acesso a mercados internacionais e o potencial de atrair novos investimentos para o estado do Ceará.

Com a ampliação das operações da Air Canada, Fortaleza se consolidaria como um ponto de conexão importante, reforçando sua posição no cenário global e abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Governo se manifesta via Setur: Estamos em constante contato com diversas companhias aéreas, tanto para a ampliação de voos já existentes quanto para a prospecção de novos voos. Além das parcerias com as companhias aéreas com as quais já trabalhamos, estamos também em negociações com novas empresas, como a Air Canada, visando ampliar a conectividade internacional para nosso destino.

A ampliação do modal aéreo é de extrema importância para o fortalecimento do turismo na nossa região, pois facilita o acesso de turistas de diferentes localidades, tanto nacionais quanto internacionais. O aumento do número de voos, especialmente com companhias internacionais como a Air Canada, potencializa a atratividade do nosso destino, promovendo o fluxo contínuo de visitantes e contribuindo para o crescimento econômico local. A diversificação e expansão das rotas aéreas são essenciais para consolidarmos nosso destino como uma referência no cenário turístico global.

Durante o Investor Day 2024, realizado nao dia 17 de dezembro, a Air Canada apresentou Fortaleza como “potencial oportunidade de crescimento internacional”. Foto: Reprodução

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found