Quando criança minha mãe me conduziu ao centro da cidade de ônibus. Devido a minha idade tive que me baixar e rastejar para conseguir ultrapassar a catraca. Lembro da dificuldade e que minha roupa ficou suja.
Décadas depois quando me tornei vereador na cidade Fortaleza. Fui andar de ônibus e vi que a dificuldade para as crianças tinha piorado. Acrescentaram uma barra triangular abaixo da catraca que obrigava as crianças rastejaram e se espremerem feita cobras para conseguir ultrapassar a barreira.
Assumi uma campanha pelo fim dessa humilhação, mas não logrei êxito.
Hoje, em Caucaia, por iniciativa do prefeito Vitor Valim foi definitivamente abolida essa horrenda humilhação retirando todas catracas do transporte público.
Não só fez isso. Anteriormente, logo no primeiro ano de sua gestão universalizou o transporte público com tarifa zero para toda população de Caucaia sendo a primeira cidade do Brasil a realizar tal feito para uma população de 380.000 habitantes.
Na solenidade de hoje foi aposta réplica de uma crataca na praça principal da cidade. As gerações do futuro vão indagar: que objeto é esse? Os avós terão que explicar para o netos o significado daquilo.
O Vitor Valim será lembrado como um líder que priorizou política de Estado e não de governo, pois foram obras definitivas como os espigões do Icaraí, os roteadores de internet na casa do alunos da rede pública, tabletes com acesso a uma plataforma educacional e tantos serviços que não me cabe aqui detalhar.
Sou testemunha ocular de sua inovadora gestão que priorizou os mais vulneráveis.
Ninguém poderá negar esse legado.