
O fato: As vendas de veículos financiados no Brasil registraram queda de 2,3% em março, na comparação com fevereiro deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pela B3, a bolsa de valores de São Paulo. Em relação ao mesmo mês de 2024, o recuo foi ainda maior: 3,6%.
Veículos financiados: Ao todo, foram registrados 551 mil financiamentos de veículos, incluindo novos e usados, no mês. O segmento de veículos leves puxou a retração, com queda de 4,4% em relação a março do ano passado e de 3,8% ante fevereiro.
Nos veículos pesados, a redução foi de 6,7% na comparação anual e de 1,1% frente ao mês anterior.
Motocicletas destoam: O único segmento a destoar do cenário de retração foi o de motocicletas, que apresentou alta de 4,8% nas vendas financiadas em relação a março de 2024. Em comparação a fevereiro, o avanço foi de 1,5%.
De acordo com Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamentos na B3, o recuo mensal foi influenciado pela sazonalidade do Carnaval. “A média de veículos financiados em março por dia útil é maior do que em fevereiro, o que mostra que o setor continua aquecido, mantendo a tendência positiva do segundo semestre de 2024”, afirmou.