Artigos do Focus.jor viram referência em publicações de obras jurídicas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Frederico Cortez é advogado, especialista em direito empresarial e direito digital, sócio fundador do escritório Cortez & Gonçalves Advogados Associados. Escreve no Focus desde 2017.

Equipe Focus
focuspoder.com.br

O Focus.jor, que em outubro deste ano vai completar cinco anos de atividade, se posicionou no mercado como um portal de notícias dotado de credibilidade, com textos e artigos exclusivos.

Uma das características do sítio são as publicações de artigos de opinião jurídica na editoria “Data Venia”. Alguns artigos, como os assinados pelo advogado Frederico Cortez, se tornaram referências bibliográficas em publicações de artigos jurídicos de outros autores e de obras de direito em diversas áreas jurídicas.

Dentre as que fizeram citações, destaca-se a obra jurídica “Coletâneas de artigos jurídicos: em homenagem ao Professor José Laurindo de Souza Netto“, publicada pela Clássica Editora e que foi organizada por representantes da Universidade de Curitiba (Unicuritiba), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neste livro, o portal Focus.jor é citado como referência bibliográfica em artigo de coautoria do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.

Em outra publicação de artigo científico na “Revista Ensaio Pioneiro” da Universidade São Francisco (SP), artigo de Cortez no Focus.jor é elencado no capítulo “Os Direitos Trabalhistas da Gestante durante a Pandemia”onde trata acerca dos direitos das gestantes durante a fase da pandemia do Coronavírus.

Já no livro “Estudos de direito e desenvolvimento tecnológico sobre a Lei Geral de Proteção de Dados”, organizado pelo Instituto Iberamericano de Estudos Jurídicos (IBEROJUR) em conjunto com a Universidade Positivo de São Paulo, outro artigo do advogado tem sua indicação como referência de conteúdo jurídico na temática sobre o sistema judiciário brasileiro no conceito “4.0”.

Pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em sua publicação na Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (REPATS) vinculada ao Programa de Mestrado em Direito, texto do Focus.jor é frisado como fonte em artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados nos centros educacionais privados.

O livro jurídico “Estudos Universitários de Direitos Fundamentais- Vol I“, publicado pela editora Direito Levado a Sério e que se encontra no repositório da Universidade Federal da Bahia, cita também artigo de Frederico Cortez no Focus.jor em referência bibliográfica no capítulo “Liberdade de Deslocamento e a Lei 13.979/20: Como Caminha o Ir e Vir em Meio à Pandemia de Covid-19 no Brasil”, ao debater a garantia constitucional da livre circulação no País em tempos de paz diante das medidas legais de enfrentamento no período pandêmico.

Merece atenção também o artigo publicado no Focus.jor  acerca da “cultura do cancelamento”, que inclusive foi um dos temas da redação no vestibular da prestigiada Universidade Católica de Pernambuco deste ano.

Outro escrito com título “The Application of Equity in Brazilian Court Decisions during the Covid-19 Pandemic: Are there any Obstacles?”, publicado em inglês pela faculdade de Direito de Udayana, da República da Indonésia, em sua revista científica “Udayana Journal of Law and Culture“, cita texto do Focus defende tese de uma nova justiça alinhada ao período da pandemia da Covid-19 com aplicação dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade sem a redução dos direitos individuais.

Autor dos artigos que mereceram as citações, Frederico Cortez é advogado, sócio do escritório Cortez&Gonçalves Advogados Associados. É articulista do Focus.jor desde 2017.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Fortaleza, 1940; Por Angela Barros Leal

Terreno usado para quitar dívida com o BRB é avaliado em fundo por valor até cinco vezes maior

Ciro Gomes receberá Comenda do Mérito Legislativo em Juazeiro do Norte

STJ garante reinclusão de candidato em cotas raciais após exclusão da banca de concurso

Desemprego cai para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro

Caso pet Orelha: PL propõe ensino de proteção e bem-estar animal nas escolas de Fortaleza

Focus Colloquium: a economia azul é a nova fronteira do desenvolvimento do Ceará

TST reconhece “racismo recreativo” e condena associação por assédio moral no trabalho

Prefeitura de Fortaleza terá reforma no primeiro escalão a partir de março