
O fato: André Fernandes (PL), candidato que disputa o segundo turno em Fortaleza, se manifestou em relação ao que o Inspetor Alberto (PL), seu aliado, falou na quarta-feira, 23. “Se eu fosse me responsabilizar ou responsabilizar o candidato Evandro Leitão por falas de apoio ou vereadores, eu estaria nesse momento expondo que ele é apoiado pelo vereador Ronivaldo do PT, que tentou matar a mulher, ou seja, feminicídio”, disse. A declaração foi dada ao O Povo.
Quem é Ronivaldo Maia: O cearense, atualmente no PSD, foi expulso do PT após atropelar uma mulher com quem mantinha um relacionamento de 10 anos. A Justiça não considerou o incidente como feminicídio.
O que aconteceu: Em ato pró-André Fernandes (PL), candidato que disputa o segundo turno em Fortaleza, o vereador Inspetor Alberto se exaltou e xingou o candidato Evandro Leitão (PT). “Leitão, filho da puta. Tu vai pra churrasqueira”, disse o bolsonarista no vídeo.
Inspetor Alberto: Durante a campanha, o vereador foi acusado pelo então candidato Capitão Wagner de ter se envolvido em um nepotismo cruzado com André Fernandes anos atrás. O fato não foi negado e foi feito pedido de investigação a respeito.
Histórico: O vereador já havia virado notícia nacional em 2018 ao simular tiros contra o presidente Lula.
Nepotismo cruzado: O fato fez com que a ex-candidata à vice-prefeita de Técio Nunes (Psol), Cindy Carvalho (Rede), levasse o caso ao Ministério Público do Ceará para que o impasse fosse investigado. No primeiro turno, o ex-candidato Capitão Wagner (UB) também criticou André em relação a isso. No momento, o derrotado CW ignorou os ataques e agora apoia o liberal.
O Focus Poder confirmou que, na edição número 17.014 do Diário Oficial do Município de Fortaleza, de abril de 2021, um documento disponível para download na página 84 revela que Marilene de Moura Fernandes, mãe de André, Luana Alves de Carvalho, sua esposa, e Cinthia Fernandes, sua irmã, realmente ocuparam cargos no gabinete do Inspetor Alberto.
Acusação de CW: Para o líder da oposição isso é “nepotismo cruzado em qualquer lugar do mundo”. “Está muito claro: A esposa do Inspetor Alberto está no gabinete do deputado André, enquanto quatro parentes dele, mãe, esposa, irmã e cunhado, estão no gabinete do Inspetor. Ele precisa responder a seus eleitores e até agora não fez isso”, destacou.
Evandro: O petista se manifestou em suas redes sociais. Com o vídeo em destaque, a legenda de Evandro foi a seguinte: “Inspetor Alberto, Carla Zambelli, Roberto Jefferson, todos são representantes do ódio e da violência do bolsonarismo. Bolsonarismo é violência, é ódio. Bolsonarismo mata. Fortaleza não pode ser destruída pelo bolsonarismo”, apontou o candidato.







