Fortaleza Empreendedora: a história de superação que criou a rede de sorveterias San Paolo

COMPARTILHE A NOTÍCIA

 

Renan Aguiar San Paolo
Renan Aguiar em entrevista para a websérie “Fortaleza Empreendedora”.

Ludovica Duarte
luduarte@focus,jor.br

Filho de pais empreendedores, Renan Aguiar sempre pensou em montar seu próprio negócio, mas não sabia ao certo no que investir. Na área acadêmica, formou-se em Administração e Marketing. Então, resolveu desbravar o mercado com uma  pequena empresa de lavagem de carro. No entanto, ainda não estava satisfeito. “Estava procurando uma nova atividade para poder crescer mais”, explica.

Renan encontrou na namorada Renata o incentivo que faltava para uma nova empreitada. Com a visão empreendedora, os jovens  de 23 e 22 anos respectivamente, enxergaram uma nova oportunidade de negócio que poderia suprir uma lacuna em Fortaleza. “Ela viu em um blog uma sorveteria americana e me convidou pra analisar aquela ideia. E aí, quando bati o olho, vi que era algo diferente, que poderia surgir um negócio dali”, contou Renan.

Em uma viagem a passeio aos Estados Unidos conheceram a rede de sorveterias. Porém, a franquia não tinha o formato que eles desejavam implantar. “Queríamos algo mais diferenciado, voltado para a nossa cultura, com um produto de extrema qualidade”, lembra. A referência, então, veio do gelato italiano, porém, com os sabores tropicais do Brasil. “Brincamos que temos o gelato brasileiro”, revela.

Para iniciar o negócio, o casal empreendedor contou com o apoio do empresário Roberto Botão, tio de Renata, que cedeu sua fábrica de sorvetes para os testes iniciais, além de orientações sobre o mercado, indicando os melhores fornecedores de matéria-prima, locais para cursos e conceitos de maquinários.

“Éramos muito novos. Nosso dinheiro era escasso para abrir o negócio. Não sabíamos o risco que estávamos correndo na época. Nos endividamos bastante, buscamos recursos, levamos muitos e muitos ‘nãos’, pois, muita gente não acreditava que o negócio era nosso. Sempre perguntavam: ‘cadê o pai de vocês?’; ‘quem é realmente o dono do projeto?’ E tudo aconteceu muito rápido”, lembra Renan.

Após meses de pesquisa e estudo, em junho de 2012, os jovens inauguram a primeira loja da San Paolo Gelato Gourmet, na Rua Ana Bilhar, no bairro Varjota. “Da viagem para os EUA, até abrir a primeira loja, foram seis meses. Tiveram muitas aventuras, muitos desafios, mas também muita determinação e força de vontade para superar as dificuldades”, lembra.

Renan conta que estavam receosos de como a ideia seria aceita pelo público. Porém, o resultado superou as expectativas já nos primeiros dias, com o sucesso instantâneo. O problema, que antes era financeiro, passou a ser operacional.

Focando no objetivo de oferecer ao cliente uma experiência única além do consumo do gelato, o casal de empreendedores resolveu arriscar e abrir uma segunda loja. Apostaram em uma infraestrutura maior para melhor atender os clientes. “Em poucos meses, tivemos que tomar uma decisão: ampliar aquela loja para comportar a demanda que aumentava, ou partir para uma segunda loja”, conta. Decisão tomada, a segunda unidade foi inaugurada na Avenida Desembargador Moreira, em agosto de 2013, e teve um desempenho bem superior à primeira.

“Depois da segunda loja, validamos a ideia de que tínhamos algo bom nas mãos. Paramos para reorganizar a casa. Nosso objetivo sempre foi expandir”, pontua. Os empreendedores investiram em consultorias e estudos para reestruturar o projeto e, a partir de 2014, voltaram a expandir. “Começamos a acelerar o processo, mas dando um passo de cada vez. Foram três lojas iniciais. Depois, mais cinco no ano seguinte. Por fim, mais sete na sequência”, recorda.

Ainda em 2015, quando a rede contava com cinco lojas em Fortaleza, surgiu a oportunidade de investir no mercado de outros Estados. Renan lembra que o negócio chegou a ser confundido com uma franquia internacional. “Muitas pessoas achavam que era uma franquia internacional ou de outro Estado. Explicávamos que a marca era nossa, uma marca cearense. E com os pedidos de franquia, abriu-se o horizonte para entrarmos em outras praças”, revela. O Piauí foi o primeiro e o que mais demandou por novas franquias.

Atualmente, a San Paolo conta com 360 “bigodinhos”, como são chamados os colaboradores. Possui 35 lojas próprias em oito Estados, com média de faturamento de 110 mil/mês por unidade. A rede investe em tecnologia, na expansão do delivery e em eventos como novos canais para atingir os clientes. “Hoje o mundo é muito tecnológico. A tecnologia vai impactar cada vez mais em novos negócios e a gente precisa embutir tecnologia na San Paolo”.

Para Renan, empreender é uma vocação que exige muita força de vontade para encarar os desafios. “Para superar é preciso ter esta forcinha dentro (apontando para o coração) fazendo acontecer diariamente. Não sabíamos do risco que estávamos correndo lá atrás. Mas isso foi bom, porque a gente iniciou cedo, erramos bastante, batemos muito a cabeça na parede, mas corrigimos rápido, o que possibilitou a gente crescer e chegar onde estamos hoje”. A meta dos empresários para 2020 é abrir mais 15 lojas, chegando ao fim do ano com 50 estabelecimentos.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV, com a direção geral de Fábio Campos, produção e roteiro de Ludovica Duarte, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Libercard e Grupo Marquise, com apoio cultural da Fundação Capistrano de Abreu.

Leia Mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras
+Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história do vendedor de pipocas que tem uma “rede” de carrinhos e é palestrante do Sebrae
+Na série Fortaleza Empreendedora, Crica Bezerra: do mercadinho de bairro ao Grupo Geppos
+Fortaleza Empreendedora: O empreendedor que transformou o seu hobby em uma lucrativa cervejaria
+O atendente que, em 10 anos, se tornou sócio proprietário de um restaurante do Outback
+Fortaleza Empreendedora: Jayme Leitão fala sobre empreender, projetando e apostando em novos conceitos
+Fortaleza Empreendedora: Maurício Filizola conta sua inspiradora história como empreendedor e líder sindical
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Assis Cavalcante na Óticas Visão

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

Do básico ao topo: Hapvida diversifica e aposta no premium

Brasil é 4º país com mais jovens fora da escola e do trabalho, alerta OCDE

Infância endividada; Por Gera Teixeira

Nordeste supera Região Sul e se firma como segundo polo de inovação do Brasil

Marquise reforça inovação como motor estratégico

Spark elétrico será montado no Ceará em regime SKD; Entenda o que significa

MP Eleitoral não acata pedido de prisão de Ciro, mas pede restrições cautelares

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

Turismo brasileiro registra maior faturamento da série histórica e soma R$ 108 bilhões no semestre