O fato: Um burburinho no disputado segmento dos supermercadista e hipermercadista fez com que o Grupo Mateus soltasse um comunicado ao mercado e desmentisse uma possível compra do Assaí.
O contexto: No domingo, o jornalista Lauro Jardim da Globo havia informado que a empresa se preparava para fazer uma oferta a acionistas.
Negativa: “Não há qualquer negociação ou tratativa da Companhia para essa finalidade”, disse o grupo em comunicado.
Foco no rival: O grupo segue focado em seu seu planejamento estratégico original de expansão na região Nordeste, fomentando a consolidação e o adensamento de rotas nas regiões Norte e Nordeste do país, inclusive considerando as tratativas para estruturação e conclusão da potencial operação com o Novo Atacado Comércio de Alimentos Ltda. A empresa é concorrente do Mateus em Pernambuco e Paraíba. Nos Estados, possui 27 lojas e fatura mais de R$ 4,5 bilhões.
A compra pode acontecer: Sim, o negócio pode ir para frente. O Grupo Mateus é pródigo em fazer movimentos silenciosos. A cada dia, a passos largos, mas sem alarde, segue se consolidando como uma grande rede varejista e ombreando com players já consolidados.
O tamanho do Assaí: O Assaí encerrou o trimestre com 293 lojas em operação após a inauguração de sua primeira loja em Vitória, ampliando a presença no Espírito Santo com a abertura da 2ª loja em menos de 1 ano. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas. De vendas líquidas, no primeiro semestre, alcançou R$ 35,1 bilhões.