Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

IFCE é a única escola do país com três alunos na primeira turma do IMPA Tech

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Pedro Henrique, Francisco Gomes e Marcos Abílio. Foto: Reprodução

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) alcançou um feito inédito e de grande prestígio ao ser a única escola do Brasil com três alunos selecionados para a primeira turma do IMPA Tech, o novo curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma das instituições mais renomadas do país, localizada no Rio de Janeiro.

Os estudantes Francisco José Gomes de Souza Júnior, Pedro Henrique Barbosa da Silva e Marcos Abílio Esmeraldo Melo, todos egressos de cursos técnicos do campus de Fortaleza do IFCE, foram recebidos pelo reitor Wally Menezes na última terça-feira (14). A seleção dos jovens talentos foi baseada nas medalhas conquistadas em competições de conhecimento como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Os três estudantes não são apenas prodígios matemáticos, mas também multimedalhistas em várias competições. Francisco José Gomes de Souza Júnior, ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na OBMEP. Pedro Henrique Barbosa da Silva é medalhista de prata e bronze, enquanto Marcos Abílio Esmeraldo Melo, do curso técnico integrado em Química, possui duas medalhas de bronze. Além disso, os três jovens também colecionam prêmios em outras competições, como a Olimpíada Canguru e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Pedro Henrique, um dos selecionados, expressou entusiasmo com a nova jornada acadêmica: “É uma graduação que promete muito. Estamos gostando demais, e vejo um potencial muito grande de crescimento no IMPA Tech.” Os jovens acabaram de concluir o primeiro semestre do curso, que já se mostra promissor.

O encontro com o reitor também contou com a presença do professor Isaac Ricarte, coordenador de Olimpíadas de Matemática do Comitê Olímpico Interdisciplinar do IFCE Fortaleza. Ele destacou o talento dos estudantes: “Esses meninos têm um futuro brilhante pela frente. São verdadeiros exemplos.” O reitor Wally Menezes também expressou seu orgulho: “É um marco muito importante, que nos traz um grande orgulho. Mostra a força que nós temos nas olimpíadas do conhecimento.” Além dos três estudantes do IFCE, outros dois cearenses, oriundos da rede privada, também foram selecionados para a graduação.

Sobre o curso

O IMPA Tech, financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), é um bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação com duração de quatro anos. O curso visa capacitar os estudantes para ingressar no mercado de tecnologia e inovação, começando com um ciclo básico de um ano e meio, seguido pela escolha entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

Com um currículo abrangente que inclui disciplinas como álgebra linear, programação, mecânica e termodinâmica, o curso é ministrado em horário integral, combinando aulas teóricas e práticas em laboratórios equipados com tecnologia de ponta. Além disso, os estudantes têm aulas de inglês e habilidades linguísticas, contando com um corpo docente composto por pesquisadores do IMPA e de instituições parceiras.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará debate políticas do setor audiovisual para os próximos 10 anos em evento do MinC

Valor da produção pecuária no Brasil atinge recorde de R$ 122,4 bilhões em 2023

Reportagem do UOL detona atrações fakes de Jeri

Com o aumento de voos para Paris, Ceará intensifica ações para atração de mais turistas europeus

Arrecadação federal em agosto atinge recorde histórico com alta de 11,95%

Instituições financeiras deverão criar alerta de golpes para transações atípicas no Pix a partir de 2025

Farol do Mucuripe em Fortaleza passará por restauração após 180 anos de história

Disputa acirradíssima no Crato, aponta pesquisa AtlasIntel

Datafolha: Nunes 27%, Boulos 26% e Marçal vai ficando pra trás em SP com 19%