O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) alcançou um feito inédito e de grande prestígio ao ser a única escola do Brasil com três alunos selecionados para a primeira turma do IMPA Tech, o novo curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma das instituições mais renomadas do país, localizada no Rio de Janeiro.
Os estudantes Francisco José Gomes de Souza Júnior, Pedro Henrique Barbosa da Silva e Marcos Abílio Esmeraldo Melo, todos egressos de cursos técnicos do campus de Fortaleza do IFCE, foram recebidos pelo reitor Wally Menezes na última terça-feira (14). A seleção dos jovens talentos foi baseada nas medalhas conquistadas em competições de conhecimento como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Os três estudantes não são apenas prodígios matemáticos, mas também multimedalhistas em várias competições. Francisco José Gomes de Souza Júnior, ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na OBMEP. Pedro Henrique Barbosa da Silva é medalhista de prata e bronze, enquanto Marcos Abílio Esmeraldo Melo, do curso técnico integrado em Química, possui duas medalhas de bronze. Além disso, os três jovens também colecionam prêmios em outras competições, como a Olimpíada Canguru e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Pedro Henrique, um dos selecionados, expressou entusiasmo com a nova jornada acadêmica: “É uma graduação que promete muito. Estamos gostando demais, e vejo um potencial muito grande de crescimento no IMPA Tech.” Os jovens acabaram de concluir o primeiro semestre do curso, que já se mostra promissor.
O encontro com o reitor também contou com a presença do professor Isaac Ricarte, coordenador de Olimpíadas de Matemática do Comitê Olímpico Interdisciplinar do IFCE Fortaleza. Ele destacou o talento dos estudantes: “Esses meninos têm um futuro brilhante pela frente. São verdadeiros exemplos.” O reitor Wally Menezes também expressou seu orgulho: “É um marco muito importante, que nos traz um grande orgulho. Mostra a força que nós temos nas olimpíadas do conhecimento.” Além dos três estudantes do IFCE, outros dois cearenses, oriundos da rede privada, também foram selecionados para a graduação.
Sobre o curso
O IMPA Tech, financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), é um bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação com duração de quatro anos. O curso visa capacitar os estudantes para ingressar no mercado de tecnologia e inovação, começando com um ciclo básico de um ano e meio, seguido pela escolha entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
Com um currículo abrangente que inclui disciplinas como álgebra linear, programação, mecânica e termodinâmica, o curso é ministrado em horário integral, combinando aulas teóricas e práticas em laboratórios equipados com tecnologia de ponta. Além disso, os estudantes têm aulas de inglês e habilidades linguísticas, contando com um corpo docente composto por pesquisadores do IMPA e de instituições parceiras.