O iFood e a Mottu lançam, a partir de 1º de setembro, um programa de aluguel de motos voltado para motoboys cadastrados nas duas plataformas. A iniciativa oferece benefícios como desconto de 20% na caução para novos entregadores e até R$ 350 de retorno mensal no aluguel da moto.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A e cadastro ativo nos aplicativos. O processo de adesão é totalmente online, e o valor do aluguel pode começar a partir de R$ 19 por dia, dependendo do plano escolhido.
A expectativa é alcançar ao menos 450 mil entregadores do iFood. Os descontos de até R$ 350 mensais serão concedidos como incentivos ao cumprimento de desafios propostos pelo aplicativo, estimulando a fidelização e a adesão às plataformas, especialmente diante da entrada de novos concorrentes, como a 99Food e a Meituan.
Redução de custos e apoio aos entregadores
Thiago Viana, diretor sênior de Inovação do iFood, destaca que a parceria busca reduzir o custo de entrada para novos motoboys e melhorar a operação de quem já atua na plataforma. “Ser entregador é forma de sustento para muitos brasileiros e uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirma.
A Mottu, que hoje possui 130 mil motos alugadas em 160 cidades, vai concentrar-se exclusivamente no negócio de locação, deixando de atuar no serviço de entrega. Rubens Zanelatto, CEO da Mottu, afirma que o Brasil ainda tem baixa penetração de motos se comparado a países como China e Índia. “O crédito é caro e escasso para quem mais precisa. Nossa meta é chegar a 1 milhão de motos alugadas no Brasil”, explica.
Como funciona o programa
Novos entregadores cadastrados em ambas as plataformas terão desconto de até 20% na caução e condições especiais para iniciar ou renovar o contrato de aluguel. Para quem já atua, o iFood oferece ganho extra mensal de até R$ 350, revertido como incentivo sobre o valor do aluguel da moto, mediante desafios a serem cumpridos.
Além da economia no aluguel, alguns modelos de moto podem percorrer até 60 km com um litro de combustível, o dobro da média das motos convencionais. Ao final de três anos de aluguel, o veículo passa a ser do entregador, reforçando a proposta de longo prazo da parceria.
Segundo os executivos, a integração entre sistemas das empresas permitirá otimizar a gestão das motos e gerar inteligência para atender melhor os entregadores, fortalecendo o crescimento no mercado de delivery brasileiro.