
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Uma pesquisa divulgada na tarde desta sexta-feira, 19, mostrou que aproximadamente 370 mil fortalezenses já desenvolveram anticorpos contra a COVID-19. Encomendada pelo Governo do Estado, Prefeitura e Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o levantamento conduzido pelo Instituto Opnus realizou 3.300 testes/entrevistas distribuídas em 39 bairros da Capital cearense. A análise ocorreu entre os dias 2 a 5, 8, 12 e 15 de junho.
Nesse sentido, 14,2% dos participantes testaram positivo para COVID-19. No entanto, no comparativo da soroprevalência, a maior proporção de pessoas que desenvolveram anticorpos está na Regional I, onde atingiu o percentual de 20,3%. Nas regionais III a VI, variou de 14,2% a 14,8%. A mais baixa foi encontrada na Regional II (7,1%).
“A razão é um valor aproximado do nível de subnotificação. No entanto, deve-se considerar que uma proporção (importante) de assintomáticos ou oligossintomáticos só seriam confirmados pelo sistema de vigilância em caso de testagem em massa (independente do quadro clínico ou de critérios epidemiológicos)”, destaca o relatório.
O relatório completo pode ser acessado aqui: COVID_INQUÉRITO_19062020.






