O fato: A alta dos preços tem mudado significativamente os hábitos de consumo da população brasileira. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (13), 58% dos brasileiros afirmam estar comprando menos alimentos do que costumavam. O impacto é ainda mais severo entre os mais pobres: 67% relatam ter reduzido a compra de comida.
A pesquisa revela ainda que 8 em cada 10 brasileiros alteraram hábitos por causa da inflação. Entre as mudanças mais comuns estão: sair menos para comer fora (61%), trocar a marca de café por uma mais barata (50%), reduzir o consumo de energia, água e gás (50%), diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas (49%) e comprar menos medicamentos (36%).
Falta de comida e responsabilidade do governo: O levantamento mostra que um quarto da população brasileira afirma ter menos comida do que o suficiente em casa. Outros 60% dizem ter o necessário, enquanto 13% afirmam que têm mais do que precisam. Segundo o Datafolha, esses números permanecem tecnicamente estáveis em relação à última pesquisa feita em março de 2023, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.
No aspecto político, 54% dos entrevistados responsabilizam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela alta dos preços dos alimentos nos últimos meses. Outros 29% atribuem “um pouco de culpa” ao governo federal, e 14% consideram que o Planalto “não tem nenhuma responsabilidade” sobre a inflação nos supermercados.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 municípios brasileiros, entre os dias 1º e 3 de abril de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.