
O fato: O Nubank (BDR: ROXO34) iniciou 2025 com desempenho expressivo e segue consolidando sua posição como protagonista do setor bancário na América Latina. No primeiro trimestre deste ano, o banco digital reportou lucro líquido de US$ 557,2 milhões, alta de 74% em relação ao mesmo período de 2024, já descontados os efeitos cambiais.
O avanço foi impulsionado por uma combinação de forte crescimento no crédito, expansão em cartões e aumento da base de clientes. A receita totalizou US$ 3,2 bilhões, uma alta de 40% no comparativo anual. O retorno patrimonial anualizado (ROE) ficou em 27%.
A operação brasileira continua sendo a âncora dos resultados: US$ 560 milhões de lucro vieram do Brasil, onde o ROE atingiu impressionantes 48%. O lucro líquido ajustado global foi de US$ 606,5 milhões.
Base de clientes e avanço no crédito: O Nubank chegou a 118,6 milhões de clientes nos três países onde opera — Brasil, México e Colômbia — com 4,3 milhões de novos correntistas apenas entre janeiro e março. No Brasil, a base alcançou 104,6 milhões.
Segundo o CFO Guilherme Lago, o banco já atende 60% da população adulta brasileira, além de deter 12% de penetração no México e 8% na Colômbia.
Na frente de negócios, o destaque foi para o cartão de crédito, cuja carteira cresceu 40% em um ano. Já a originação de empréstimos teve salto de 64%, atingindo um nível recorde de R$ 17,3 bilhões, com destaque para o crédito pessoal.
Inadimplência sob controle, apesar de pressão no curto prazo: O índice de inadimplência entre 15 e 90 dias subiu de 4,1% em dezembro para 4,7% em março, reflexo da sazonalidade do início do ano. Já os calotes com mais de 90 dias recuaram de 7% para 6,5% no período. “Veio em linha com o esperado. O primeiro trimestre tem uma sazonalidade”, disse Lago.