A noite desta sexta, 11/10, finalmente produziu uma das imagens mais aguardadas desta eleição, ao menos para o QG de Evandro Leitão (PT): a de Luizianne Lins em cima do palco montado para receber o ato da campanha que teria o presidente Lula como estrela maior, na Praça do Ferreira, tradicional espaço ocupado pelo petismo.
Vestida de vermelho, assim como Catanho, Augusta e Guimarães, a ex-prefeita destoou, com seu look e seus movimentos corporais, dos que ali estavam, de branco, a legitimar a escolha por Evandro como o candidato do PT nesta eleição. Camilo, Elmano, Eunício e Lula, com suas vestes, davam mostras de num novo tempo do partido.
A participação de Luizianne, anunciada ainda na tarde da sexta como uma ida “ao comício do Lula” para impedir o “perigo de um fascista despreparado para o poder governar a nossa cidade”, objetivava “engolir o trauma” da eleição do PT que a tirou da disputa.
Anunciada pelo governador Elmano ao chegar, já com o comício em curso, a deputada foi ovacionada, cumprimentou friamente Evandro e Camilo, e se manteve sentada, demonstrando efusividade apenas ao ouvir Lula falar de Catanho, seu candidato em Caucaia.
A presença de Luizianne ainda não foi que se esperava. Não houve declaração de voto, não houve discurso; apenas presença, sorrisos e acenos com a mão. Imagens que deverão ser utilizadas no HGPE como já está sendo nas redes. Será o suficiente para dar a Evandro alguns votos a mais? Evandro prometeu defender o legado da ex-prefeita, mas não conseguiu fazer com que ela permanecesse para o momento final do comício, para a imagem clássica de todos com punhos erguidos, emulando a vitória.
Terá sido a primeira e única participação da deputada?
Fiquei pensando no que terá passado em sua cabeça ao ver ali, naquele palco, grande parte dos personagens responsáveis por suas últimas duas derrotas em Fortaleza, com destaque para Camilo e Evandro. Se Camilo não agiu partidariamente nas duas últimas eleições, por qual razão ela deveria agir diferente?
Ainda não temos sua voz a nos dizer: “Em Fortaleza, companheiro e companheira, vote Evandro 13, do PT”. Teremos? Ou a onda de apoios recebidos por André nesta semana convenceu a lôra de um páreo muito difícil de se vencer?