
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a reinclusão de Pernambuco no traçado da Transnordestina, obra que, até então, havia excluído o Estado sob argumento de inviabilidade econômica. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), durante o Fórum Nordeste 2025 — “Pernambuco e o restante do Nordeste não podem ficar isolados”, disse o ministro.
A exclusão do trecho de Pernambuco, adotada pela empresa privada que cuida da obra, causou fortes rebuliços políticos em Pernambuco. Daí a pressão para que Lula recolocasse o Estado no mapa da obra. O efeito imediato será de longo prazo. O trecho cearense só ganhou tração por um motivo fundamental: as questões legais relacionadas às desapropriações foram resolvidas ainda quando Cid Gomes era o governador.
Detalhes da retomada:
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Outubro de 2025: previsão de publicação do edital para o trecho Salgueiro–Suape.
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Dezembro de 2025: assinatura prevista dos contratos.
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1º semestre de 2026: início das obras, sob responsabilidade da estatal Infra S.A., com recursos do Novo PAC +12focuspoder.com.br+12focuspoder.com.br+12focuspoder.com.br+1.
Contexto histórico com foco no estilo Focus Poder
1. Exclusão do ramal Suape (2022)
Em dezembro de 2022, a CSN decidiu devolver ao governo o trecho Salgueiro–Suape, alegando inviabilidade econômico-financeira. Esse aditivo reduziu a malha de cerca de 1.753 km para aproximadamente 1.206 km, deixando Pernambuco de fora do projeto principal focuspoder.com.br.
2. Financiamento maciço via Sudene
Em outubro de 2023, a Sudene atualizou o funding da obra para R$ 17 bilhões, incluindo o trecho pernambucano — inicialmente estimado em R$ 4 bilhões e previsto para ser financiado via OGU e Novo PAC focuspoder.com.br.
3. Investimento adicional e cronograma de conclusão
Em novembro de 2024, a Sudene liberou R$ 3,6 bilhões via FDNE para o trecho Piauí – Pecém, com previsão de conclusão geral até 2028, mas com trechos em operação já em 2027 focuspoder.com.br+5focuspoder.com.br+5focuspoder.com.br+5. Paralelamente, trechos em solo cearense, como lotes 6 e 7, avançaram com forte presença da Marquise Infraestrutura, sob supervisão política e logística do governo Lula +11focuspoder.com.br+11focuspoder.com.br+11.
4. Situação atual (agosto de 2025)
O TCU abriu processo para avaliar falhas graves na manutenção da malha Nordeste, incluindo trechos abandonados, infraestrutura precária e investimentos não realizados pela concessionária. As falhas, que afetam Piauí, Ceará e Maranhão, reforçam a urgência de ações corretivas e reforços públicos focuspoder.com.br+1.
Linha do tempo (Focus Poder + atualizações)
Ano | Evento-chave |
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2021 | Ministro Tarcísio descarta ramal Suape por falta de viabilidade econômica focuspoder.com.br+2focuspoder.com.br+2. |
Nov/2022 | CSN devolve trecho Salgueiro–Suape ao governo, removendo Pernambuco do traçado focuspoder.com.br. |
Out/2023 | Sudene atualiza funding para R$ 17 bi; trecho pernambucano orçado em R$ 4 bi focuspoder.com.br. |
Jul/2023 | Necessidade estimada para concluir trecho Pecém‑Milagres: R$ 7 bi; Suape volta à pauta como prioridade focuspoder.com.br. |
Nov/2024 | FDNE libera R$ 3,6 bi; previsão de conclusão até 2028, com trechos operacionais em 2027 focuspoder.com.br. |
Dez/2024 | Ordem de serviço para lote 7 assinado; avanço nas obras cearenses com presença de Lula focuspoder.com.br+1. |
Jun/2025 | Senador Cid Gomes relata projeto que destina R$ 600 mi à Transnordestina; obra está 75 % concluída focuspoder.com.br. |
Ago/2025 | TCU investiga falhas graves na manutenção da malha ferroviária Nordeste focuspoder.com.br. |
Set/2025 | Min. Renan Filho anuncia licitação para reinclusão de Pernambuco; edital previsto para out/2025 focuspoder.com.br+1. |