O fato: A Microsoft (MSFT34) revelou nesta quinta-feira (26) o que considera ser seu maior investimento no Brasil: um total de R$ 14,7 bilhões, a ser aplicado nos próximos três anos. Esse montante será destinado ao desenvolvimento de infraestrutura em nuvem e inteligência artificial (IA), além da capacitação de milhões de brasileiros.
Detalhes do investimento: O plano da gigante americana inclui a capacitação de 5 milhões de pessoas em habilidades voltadas para o uso de IA, por meio do programa ConectAI, que será executado no mesmo período de três anos. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, enfatizou o papel estratégico dessa iniciativa durante um evento em São Paulo, afirmando que esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
“Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA, assim como na capacitação no Brasil, ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para que a população e a economia brasileira prosperem nesta Era de IA”, disse Nadella.
Expansão da infraestrutura: A Microsoft também anunciou que expandirá sua infraestrutura de nuvem e IA com novos data centers em diferentes regiões do estado de São Paulo. Atualmente, a empresa já opera dois campus de serviços de nuvem no país: o Brasil South, inaugurado em 2014, e localizado em São Paulo, e o Brasil Southeast, com sede no Rio de Janeiro e lançado em 2020.
O investimento, segundo a Microsoft, está alinhado com a visão do governo brasileiro de aumentar a eficiência do setor público, fortalecer a resiliência nacional e promover a sustentabilidade.
Impacto econômico: Um estudo realizado pela consultoria FrontierView, encomendado pela Microsoft, aponta que uma adoção massiva da IA no Brasil poderia adicionar 4,2 pontos percentuais ao Produto Interno Bruto (PIB) até 2030. Mesmo uma adoção mínima da tecnologia teria o potencial de elevar o PIB em 1,8 ponto percentual no mesmo período.