Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Ministério da Saúde emitiu nota informativa autorizando o uso da cloroquina no tratamento de combate ao novo coronavírus, como terapia coadjuvante nos casos graves. O documento considerou a falta de terapias farmacológicas e imunobiológicos específicos para COVID-19 e a sua alta taxa de letalidade da doença em indivíduos de idade avançada. A Nota foi publicada na última sexta-feira,27.
Na justificava, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde
Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos destaca que publicações recentes divulgado por pesquisadores internacionais demonstrando o sucesso da hidroxicloroquina contra o novo coronavírus, aliado ao seu baixo custo de produção e fácil administração aos pacientes foram fatores determinantes pela liberação da medicação pelo órgão do Governo Federal.
A nota informa também que os laboratórios públicos brasileiros possuem capacidade de produzir em alta escala, bem como a sua distribuição aos estados e municípios do País. De acordo com os estudos de Gautret e colaboradores, após 6 dias de tratamento com hidroxicloroquina (e hidroxicloroquina em associação com azitromicina), 70% dos pacientes estava sem detecção viral em relação ao grupo controle, o que em caráter preliminar, pode sugerir um potencial efeito antiviral no coronavírus humano. A nota enfatiza que a automedicação é contra-indicada devido ao uso restrito.
A autorização do Ministério da Saúde destaca que a situação clínica para a cloroquina deve ser para pacientes hospitalizados com formas graves de COVID-19 (falta de ar) ou em casos críticos (falência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos. Para os pacientes abaixo de 60kg, a medicação sofre um ajuste.
O medicamento será distribuída pelo Ministério da Saúde às Secretarias Estaduais de Saúde, que realizarão o envio aos hospitais de referência de sua região. A cloroquina já começou a ser distribuídas desde sexta-feira, 27.
Leia Mais
+ Médico francês afirma que a cloroquina é a cura do COVID-19
+ Francês faz 2ª estudo com 80 pacientes de Covid-19 e confirma potencial de cura da hidroxicloroquina