MPCE recomenda inclusão de Medicina de Emergência em licitação da Sesa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Sede da Secretaria de Saúde do Ceará em Fortaleza. Foto: Divulgação

Entenda o caso- O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) identificou uma possível ameaça à qualidade da assistência médica nos hospitais da rede pública estadual. Após receber uma denúncia sobre a ausência da especialidade de Medicina de Emergência no edital de contratação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza recomendou a inclusão dessa especialidade no certame. A medida busca evitar que médicos emergencistas sejam substituídos por generalistas, o que poderia comprometer o atendimento de pacientes em estado crítico. Caso a Sesa não cumpra a recomendação, medidas judiciais poderão ser adotadas.

📍 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, nesta terça-feira (18/03), que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inclua a especialidade de “Medicina de Emergência” na lista de especialidades do procedimento licitatório destinado à contratação de profissionais para hospitais da rede pública estadual. A medida visa garantir a segurança e qualidade do atendimento nas unidades de saúde, prevenindo a substituição de médicos emergencistas por generalistas, o que poderia comprometer a eficiência do serviço prestado à população.

📍 A recomendação, expedida pela 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, decorre de uma denúncia recebida pelo MPCE sobre a ausência dessa especialidade no último edital da Sesa para a contratação de médicos especialistas e generalistas. Segundo a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, a Medicina de Emergência é fundamental para a assistência a pacientes em estado crítico, como os acometidos por infarto, AVC, politraumatismo e sepse. “São profissionais altamente capacitados para tomar decisões assertivas e imediatas, garantindo que pacientes recebam intervenções adequadas e tempestivas, contribuindo para a otimização dos fluxos hospitalares”, destaca.

📍 A ausência dessa especialidade no edital pode resultar em um enfraquecimento do atendimento de urgência e emergência, comprometendo não apenas a resposta rápida necessária nesses casos, mas também o prognóstico e a taxa de recuperação dos pacientes. Estudos apontam que hospitais que contam com emergencistas apresentam menores taxas de mortalidade em situações críticas, além de um melhor gerenciamento da pressão sobre leitos e recursos.

📍 A inclusão da especialidade deverá ser realizada no Termo de Referência (Processo Suíte nº 24001.005419/2025-72) e no Pregão Eletrônico nº 20241458 – SESA (Processo NUP 24001.084798/2024-78). A Sesa tem um prazo de dez dias úteis para responder ao MPCE sobre as medidas adotadas para cumprir a recomendação. Caso haja descumprimento, a Promotoria poderá tomar as providências administrativas e/ou judiciais cabíveis, podendo inclusive acionar a Justiça para garantir o cumprimento da exigência.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Delação boa é a que atinge meu inimigo

STF revoga afastamento do prefeito de Iracema (CE)

Estadão: Câmara tem 190 votos pela anistia aos presos do 8 de Janeiro. Veja posição dos 22 cearenses

Histórico: STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Focus Colloquium com De Assis Diniz: “O PT precisa entender o presente sem perder sua essência”

Focus Colloquium: Lúcio Alcântara revisita legado, critica sucessores, exalta lealdade na política e fala de sua relação com a ditadura

Lula inaugura o Hospital Universitário do Ceará, maior da rede estadual

Governo do Ceará enfrenta desafio crítico contra facções criminosas no controle de serviços essenciais

Reprovado pelos eleitores, Sarto vai ao ataque e tenta colar em Evandro desgaste no PT

Nova aposta de Camilo, “Juro por Educação” quer impulsionar formação técnica e reduzir evasão

Amarílio Macêdo, CEO e empresário da J.Macêdo. Foto: Divulgação

J. Macêdo encerra 2024 com lucro sólido de R$ 352,2 milhões e avança em expansão no Ceará

Com cinismo, Roberto Pessoa escancara a política como ela é: “Partidos só pensam em dinheiro”

MAIS LIDAS DO DIA

Novo peso na sacola: ICMS de importados aumenta no Ceará

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

Honorários advocatícios têm prioridade sobre créditos tributários, decide STF

Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos

Pesquisa AtlasIntel: Lula seria derrotado por Pablo Marçal e Bolsonaro no segundo turno

Pesquisa AtlasIntel: desaprovação de Lula sobe para 53,6%

Produção nacional de petróleo cresce 1,1% e atinge 3,48 milhões de barris por dia em fevereiro

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 a partir de hoje

Senado aprova projeto que autoriza Brasil a retaliar barreiras comerciais de outros países