
O fato: No Brasil, o comércio eletrônico se consolida como motor de crescimento econômico para micro e pequenas empresas (MPEs). De acordo com dados do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional — ferramenta criada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) com base na Receita Federal —, o faturamento online das MPEs saltou de R$ 5 bilhões, em 2019, para R$ 67 bilhões em 2024. O avanço de 1.240% em cinco anos supera amplamente o desempenho de médias e grandes empresas no mesmo período.
Detalhes: Pela primeira vez, o estudo apresenta dados detalhados das empresas optantes pelo Simples Nacional, evidenciando o peso dos pequenos negócios no cenário digital. Enquanto as grandes corporações viram seu faturamento online crescer de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões — alta de 222,4% —, as MPEs avançaram de forma seis vezes mais acelerada.
Para o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, Uallace Moreira, esse salto é resultado de uma combinação de políticas públicas, digitalização forçada pela pandemia e aumento da renda. “Quando você tem crescimento e distribuição de renda, fortalece o poder de compra dos trabalhadores, e isso reflete diretamente no aumento das vendas”, afirmou.
Entre 2022 e 2024, o e-commerce nacional cresceu 28,7%, enquanto as MPEs registraram expansão de 76,3% nas vendas online.