Na ESA do Ceará, um legado que não será destituído

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Andrei Aguiar é ex-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESACE), Sócio do escritório Aguiar Advogados e Membro da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do CFOAB. Membro Honorário Vitalício do CESA/CE. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Situações estranhas ocorrem na OAB do Ceará. Recentemente, o presidente da Escola Superior de Advocacia, a ESA, Andrei Aguiar, foi destituído da função juntamente com mais três diretores da própria OAB. Um ineditismo pelo lado negativo, além de uma muito provável ilegalidade. Nunca antes na história da entidade, o comando da instituição corporativa foi tão confusa e questionada. Porém, no momento, o mérito (ou a falta do mesmo) dessa discussão fica para os membros que compõem a categoria.

É louvável a atitude do advogado Andrei Aguiar, que embora grosseiramente destituído, teve a ombridade e a elegância de não sair atirando, evitando criar ainda mais desgastes em um ambiente já muito conturbado. À frente da ESA, Aguiar trouxe novas premissas para a gestão da instituição.

Focus foi em busca do legado deixado pelo advogado mesmo tendo cumprido somente a metade do tempo que lhe cabia à frente da Escola. Com o objetivo de interiorizar as atividades, a ESA Ceará criou a “Presidência da ESA” nas subseccionais, fincando assim a bandeira da Escola em todas as regiões do Estado, tendo alcançado 5.058 alunos atendidos através de cursos e palestras em 2019.

Buscando a unificação do diálogo com a advocacia cearense, a Escola, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), criou e promoveu o “I Colégio de Presidentes da ESACE e CAACE” e o “I CAACE e ESACE Itinerante”, onde a diretoria das duas instituições percorreram as 16 sebsecções do Estado, ouvindo as demandas da advocacia local, além de ofertar cursos e serviços.

Ao longo do primeiro ano de trabalho a Escola Superior de Advocacia do Ceará realizou a reformulação da grade dos cursos ofertados, como o “Preparatório para o exercício da advocacia”, que ganhou novo formato, mais prático, com novos professores, tendo sempre uma aula magna na abertura, com um palestrante de envergadura na área do direito. O foco maior foi o apoio ao jovem advogado que está ingressando na carreira. E são muitos.

A instituição criou ainda novas coordenações e núcleos de estudos, além de cursos preparatórios para as seleções de mestrado, contando com alto percentual de aprovação; ofertou 04 cursos de pós-graduação a distância, em parceria com a ESA Nacional e Universidade Candido Mendes (RJ), entre outros.

Com o olhar voltado para o auxílio na profissionalização da classe, principalmente aos jovens advogados, a parceria ESA-CAACE firmou convênio com a Selem Bertozzi Consultores & Associados para ofertar o Jonh (Sistema de Consultoria em Gestão de Escritório, por meio de Inteligência Artificial), para os jovens advogados, com até 5 anos de inscrição.

A ESA Ceará teve participação expressiva na realização de seminários e congressos, tendo criado o “Encontro ESA”, evento que passou a ser palco de grandes discussões nacionais com repercussões jurídicas e sociais, sendo incluído no calendário anual do Ceará.

Os números mostram essa transformação e resultado positivo: foram realizados 214 cursos/palestras (se incluídos os 14 telepresenciais realizados) com a participação de 11.636 alunos.

Segundo Aguiar, “em 2020, período extremamente dificultoso em razão da pandemia da Covid-19, apresentamos vinte cursos 100% gratuitos para a classe, além de diversos Webinares e lives com renomados nomes do cenário jurídico nacional. Em pouco mais de 60 dias de isolamento social decretado, mais de 8 mil alunos tiveram acesso a um conteúdo de alta qualidade”.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel revela consenso nacional contra o dono do Banco Master e expõe crise de confiança no sistema financeiro

Obtuário: Frank Gehry e o fim de uma era em que a arquitetura acreditava poder mudar cidades

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

MAIS LIDAS DO DIA

CNJ marca “hat-trick anticorrupção” e expulsa trio de desembargadores do TRT-1

PL garante acesso amplo a animais de suporte emocional em Fortaleza

Processo eleitoral impõe reconfiguração no Abolição

Na feira nova; Por Angela Barros Leal

STF anula decisão da Câmara e determina perda imediata do mandato de Carla Zambelli

Caucaia e São Gonçalo do Amarante vão receber novos terminais de carga ligados à Transnordestina

Vendas do varejo crescem 3,8% no Ceará e seis dos oito setores avançam em outubro

Atrasos salariais levam à demissão de cerca de 60 trabalhadores do 4º Anel Viário de Fortaleza