O fato: O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, mais uma vez, criticou o seu adversário André Fernandes. Ambos disputam o segundo turno na Capital.
Em caminhada pelo bairro Planalto Ayrton Senna, ele enfatizou que Fortaleza merece um gestor que tenha capacidade de dialogar, com experiência para administrar o orçamento municipal e descentralizar os investimentos, para desenvolver políticas públicas à população dos 121 bairros da capital.
A crítica: “Fortaleza é a quarta maior capital do país, com cerca de dois milhões e meio de pessoas. Uma cidade com um orçamento de cerca de R$14 bilhões para o ano de 2025. Não é com pessoas inexperientes, que vivem em redes sociais, com deboches, escrachadas, que se administra uma cidade como essa”, disparou. André Fernandes, vale destacar, começou a sua popularidade na internet quando fazia brincadeiras com os seus amigos no YouTube.
“Fortaleza precisa de pessoas experientes, que tenham no seu currículo serviços prestados, tanto no Poder Executivo, como no Poder Legislativo. Precisa de parceria forte com o governo federal, com o governo estadual, para que a gente possa reduzir as desigualdades sociais”, ressaltou.
União da direita: Enquanto isso, Capitão Wagner (UB) anunciou seu apoio ao candidato André. “Estou do lado que sempre estive: contra o sistema. Sempre me posicionei contra eles e estou aqui lutando contra aqueles que tentaram me comprar e me ameaçar”, afirmou, referindo-se ao Partido dos Trabalhadores, liderado pelo ministro Camilo Santana e governador Elmano de Freitas.
CW vs. André: É curioso notar que Capitão Wagner foi duramente criticado por André Fernandes durante a pré-campanha. Em seguida, na metade de setembro, André passou a ser atacado por CW.
Consequentemente, os embates diretos entre os dois dividiram os votos, resultando na primeira vez em que Capitão Wagner ficou em quarto lugar em todas as disputas que participou.
Ameaças do PT: “Eu conversei com André na segunda-feira e ele disse que iria abraçar metade das minhas propostas. É óbvio que eu seguiria esse caminho, já que o sistema me cooptou, afirmou que eu era importante, mas fez de tudo para me tirar do páreo. Não me rendo a ameaças”, disparou Capitão Wagner.
“Os que votaram em mim podem fazer a diferença. Podem evitar que esse sistema continue no poder”, lamentou ao finalizar a live.
Segundo turno: Com 100% de urnas apuradas em Fortaleza, André e Evandro disputarão o segundo turno das eleições na Capital cearense. André contabilizou 40,20%, enquanto Evandro 34,33%.
Sarto, 11,75%. Capitão Wagner, 11,40%. Eduardo Girão aparece com 1,06%.