Caso haja problemas instransponíveis com a indicação de Nelson Martins para o BNB, o ex-deputado estadual que passou os últimos anos no Palácio da Abolição com assessor de Camilo Santana e depois de Izolda Cela, já uma caminho alternativo. Nesse caso, Nelson vai para a CearaPrev, a estatal que gere o Sistema Previdenciário dos servidores públicos do Ceará.
A indicação de Nelson Martins para o Banco do Nordeste tem o dedo de Elmano de Freitas, Camilo Santana e Luizianne Lins.
Nelson tem o perfil que o mercado considera adequado para gerir o BNB. Com bom trânisto, discreto, disciplinado e focado, Nelson é engenheiro agrônomo de formação, mas sua trajetória política começou no sindicalismo dos bancários.
Na sequência, se elegeu vereador de Fortaleza e depois deputado estadual, quando despontou como um respeitado líder do Governo Cid Gomes na Assembleia.
Caso o nome de Nelson Martins não emplaque por causa de obstáculos na Lei das Estatais, a mais cotada para o cargo é Zilana Ribeiro, que é funicoária de carreira da instituição e já foi diretora e presidiu a Capef.