
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou ser falsa a notícia da circulação de um novo vírus com as características da COVID-19. Sarah Mendes, assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da Sesa, ressalta que outras gripes seguem circulando, mas todas já conhecidas e com protocolo de tratamento definido.
“Não há evidências de circulação viral de nenhum novo patógeno ao não ser o que já conhecemos, o novo coronavírus, que causa a COVID-19. Os outros vírus, já nossos conhecidos que podem causar doenças respiratórias, são: a influenza A, influenza B, rinovírus e outros. Uma virose tem sua duração de, em média sete dias, e os sintomas tendem a desaparecer após esse período”, afirma.
A Sesa pede ainda que os cearenses sigam vigilantes e atentos às orientações das autoridades sanitárias. A disseminação da COVID-19 é uma preocupação global. Até o momento não há tratamento ou vacina para a doença, mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas.
Vale ressaltar a importância de seguir os cuidados de lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e muito contato pessoal, proteger boca e nariz ao espirrar e tossir, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais e buscar ajuda médica apenas se necessário, em casos de falta de ar.






