O fato: O Ceará foi um dos estados mais contemplados na primeira etapa do Novo PAC Seleções 2025, divulgada nesta quinta-feira (17/07) pelo Governo Federal. O estado teve 433 projetos aprovados na área da saúde, com destaque para a construção de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e três Policlínicas. As ações beneficiarão 181 municípios cearenses, com foco na ampliação da cobertura assistencial em regiões de maior vulnerabilidade.
A capital Fortaleza receberá quatro novas unidades de saúde, enquanto cidades do interior como Pereiro, Jaguaribe e Crateús terão a construção de uma UBS e um CAPS cada. Ao todo, 176 municípios serão contemplados com equipamentos para UBS e 167 cidades receberão kits para ampliação da teleconsulta.
A iniciativa inclui ainda a entrega de 611 conjuntos de equipamentos para UBS, 396 kits para atendimento remoto, 53 novas ambulâncias para o Samu, 32 unidades odontológicas móveis e a renovação de 17 veículos do Samu. De acordo com a Casa Civil, a seleção priorizou áreas com baixa cobertura do SUS, reforçando o compromisso de expandir os serviços públicos de saúde no território nacional.
Novo PAC Seleções: O Novo PAC Seleções é um mecanismo de escolha de propostas apresentadas por estados e municípios, com financiamento federal. A edição 2025 contou com 11.904 propostas enviadas por 5.290 municípios, que representam 95% das cidades brasileiras. O investimento total nesta etapa é de R$ 6 bilhões, voltado principalmente para ampliar a infraestrutura do Sistema Único de Saúde.
Com um orçamento global de R$ 49,2 bilhões, o Novo PAC Seleções atua em quatro eixos principais: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes.