O avanço (governista?) do PSD

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Em texto publicado na coluna dos jornalistas Iander Portella e Rosean Kennedy, no Estadão, no último final de semana, ficamos a saber o seguinte:

O PSD elegeu como um dos principais focos nas eleições de 2026 elevar seu cacife em todo o Nordeste, principal reduto do PT.  O partido de Gilberto Kassab quer ampliar o número de deputados estaduais e federais, além de senadores, para turbinar sua capilaridade e se tornar cada vez mais indispensável no xadrez da região. Cabeça de chapa não é prioridade, apesar de ter voo solo para governos estaduais no radar. A estratégia desenhada pela sigla inclui filiar políticos locais, sem fechar a porta para alianças estratégicas. Em alguns Estados, como Bahia, Ceará e Piauí, a legenda estará no palanque de petistas, com acordos já bem consolidados. O mais importante, ressaltam seus interlocutores, é expandir a presença no Legislativo para ter cada vez mais recursos dos fundos partidário e eleitoral, tempo de TV e poder de influência no Congresso Nacional“.

Como se vê, o PSD conta, para sua expansão, com o auxílio do PT, que almeja cabeças de chapa nas disputas estaduais e, por óbvio, a cabeça da chapa presidencial, enquanto o partido de Kassab busca posições de vices e cadeiras legislativas, pois sabe bem onde é que o poder, de fato, é exercido.

A relação do PSD com o PT, ou com parte dele, precede sua fundação. Quem não lembra das articulações, ali no governo Dilma, entre caciques do governismo para, juntos, fundarem uma agremiação que esvaziasse o poder do velho PMDB? O fruto, eis aí, é o PSD, que, de fato, esvaziou o MDB mas sem jogar poder no PT; pelo contrário, acumulou para si.

Pois bem, sabiamente, o partido busca crescer no Nordeste, antigo bastião do PFL e do MDB, e que agora vai ameaçando a hegemonia lulista.

Ao tratarem do Ceará, os jornalistas dizem que “o PSD deve apoiar a candidatura à reeleição de Elmano de Freitas, do PT, ao governo. Com essa aliança, espera ampliar a bancada na Câmara de três para cinco parlamentares e eleger um senador“.

Senador? Pois é, nos últimos dias o nome do deputado federal Domingos Neto foi incluído na já ampla lista de senatoriais da chapa governista. A família Aguiar já tem um mandato de deputado federal, um mandato de vice-prefeita na capital, uma secretaria estadual, a presidência da CODEVASF, a prefeitura de Tauá e sonha, agora, com um mandato na Câmara Alta. Tudo de mãos dadas com as pretensões da cúpula petista.

Internamente, o partido se divide entre o poder de Domingos Filho e Luís Gastão, que cada vez mais flerta com a ala conservadora do catolicismo (ele preside a Frente Paramentar Católica, que acompanha, em quase tudo, as agendas da Frente Evangélica). Saiu das eleições de 2024 com 16 prefeitos eleitos, atrás do PSB (com 65) e do PT (com 46).

Com o plano de anabolizar-se nos Parlamentos estaduais e no Congresso, visa tornar-se a nova força hegemônica do país, a começar pelo Nordeste. Tudo isso de mãos dadas com o governismo (petista).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

Barroso responde a Trump com beabá sobre democracia e ditadura

Lula, o “Napoleão brasileiro”, saberá usar o presente político que recebeu de Trump

MAIS LIDAS DO DIA

Manifesto por uma estratégia geoeconômica para o Ceará

MPCE exige suspensão imediata de Central de Resíduo de Bela Cruz

Senador Marcos do Val recebe tornozeleira eletrônica após descumprir ordem do STF

STJ reconhece filiação socioafetiva tardia mesmo com retorno à família biológica

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas IPCA segue acima do teto da meta

Em um ano, Amazon investe R$ 13,7 bilhões no Brasil e dobra número de empregos

Fortaleza terá seis voos diários para Belém durante a COP30

Trabalhadores da Uber e iFood podem ter até 50% da renda penhorada, decide TST

Assembleia: Medalha Paulo Bonavides para exaltar juristas que exaltam estado de direito; Vejam quem recebe