O foco inusitado no Senado; Por Ricardo Alcântara

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A figura do Senador da República é uma fotografia fora de foco. Os eleitores em geral não compreendem a moldura de sua institucionalidade e sua instância como ente federativo. Pesquisas sobre o assunto, poucas. Mas todas levam à revelação de que a sociedade percebe o senador como uma espécie de “deputado prime”, que se distingue mais pela duração privilegiada de seu mandato do que por suas atribuições próprias, que a sociedade francamente ignora.

Daí, serem frias as disputas para o cargo, desprovidas de qualquer debate mais concentrado em programas de atuação parlamentar. É um tipo híbrido de candidatura: a escolha se dá por critério majoritário, não sujeito a médias ponderadas de legenda, mas sua função, legislativa, não se difere no seu aspecto substancial daquela exercida por um deputado federal, cargo de escolha decidida por critérios de proporcionalidade.

Apesar disso, e de maneira um pouco exótica, que derrapa para o território fácil do anedotário nas redes sociais, no Ceará a eleição para o senado de 2026 já se prenuncia inusitadamente concorrida: são duas, as vagas em disputa, e uma fila com mais de dez nomes mencionados – considerados apenas os sugeridos na base de apoio do governo do estado – como prováveis pretendentes àquele espaço de Brasília que um dos membros mais brilhantes de sua história, o escritor e professor Darcy Ribeiro, definia, em sua fina ironia, como “um meio de chegar ao céu sem precisar morrer”.

Olhado a partir das vidraças bem polidas do gabinete de Elmano de Freitas no Palácio da Abolição, o fenômeno tem lado A e lado B. Por um lado, impõe ao seu grupo o fardo de um processo de escolhas com potencial de risco, pois serão dois indicados à disputa e dez contrariados numa base partidária de apoio ampla o suficiente para lhe assegurar votações tranquilas no plenário da Assembleia Legislativa, mas que depende de um paciente trabalho de acomodação de interesses que frequentemente importa em acolher contradições e esfrangalhar a integridade dos critérios de gestão.

Por outro lado, há nesse animado desfile de ilustres pré-candidatos ao paraíso descrito por Darcy Ribeiro um indicativo vantajoso para a reeleição do atual governador: a disputa precoce para as duas vagas ao senado ocupa os espaços do noticiário e esquece sintomaticamente no freezer a sucessão ao executivo estadual, o que sugere haver, no caso, a compreensão comum de que o caminho para a reeleição de Elmano está relativamente pavimentado, considerando apenas as condições colocadas, ainda muito prematuras.

Sim, porque, até aqui, os ventos que sopram da oposição não erguem ondas boas para surfar com otimismo numa perspectiva de alternância, nem outros balões de ensaios subiram até o momento a ponto de merecer definição como muito prováveis. Enquanto a caravana de pré-candidatos ao senado passa, o governo estadual melhora seus índices de aprovação gradualmente por meses seguidos. Mas essa calmaria tem prazo de validade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

MAIS LIDAS DO DIA

Com alta de 178%, Ceará amplia exportações para Alemanha em julho de 2025

MPCE: Câmara de Ubajara deve chamar concursados em 20 dias

Brasil responde aos EUA sobre investigação comercial que envolve o Pix

União transfere fiscalização de trechos das BR-116/BR-222 para governo do Ceará

Importadores pressionam Washington por isenção da água de coco do Brasil

A História como farsa; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Francisco e a liberdade de ser; Por Gera Teixeira

STF garante vitória à União em disputa previdenciária bilionária

Ceará ultrapassa 4 milhões de veículos em circulação, aponta Detran