O foco inusitado no Senado; Por Ricardo Alcântara

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A figura do Senador da República é uma fotografia fora de foco. Os eleitores em geral não compreendem a moldura de sua institucionalidade e sua instância como ente federativo. Pesquisas sobre o assunto, poucas. Mas todas levam à revelação de que a sociedade percebe o senador como uma espécie de “deputado prime”, que se distingue mais pela duração privilegiada de seu mandato do que por suas atribuições próprias, que a sociedade francamente ignora.

Daí, serem frias as disputas para o cargo, desprovidas de qualquer debate mais concentrado em programas de atuação parlamentar. É um tipo híbrido de candidatura: a escolha se dá por critério majoritário, não sujeito a médias ponderadas de legenda, mas sua função, legislativa, não se difere no seu aspecto substancial daquela exercida por um deputado federal, cargo de escolha decidida por critérios de proporcionalidade.

Apesar disso, e de maneira um pouco exótica, que derrapa para o território fácil do anedotário nas redes sociais, no Ceará a eleição para o senado de 2026 já se prenuncia inusitadamente concorrida: são duas, as vagas em disputa, e uma fila com mais de dez nomes mencionados – considerados apenas os sugeridos na base de apoio do governo do estado – como prováveis pretendentes àquele espaço de Brasília que um dos membros mais brilhantes de sua história, o escritor e professor Darcy Ribeiro, definia, em sua fina ironia, como “um meio de chegar ao céu sem precisar morrer”.

Olhado a partir das vidraças bem polidas do gabinete de Elmano de Freitas no Palácio da Abolição, o fenômeno tem lado A e lado B. Por um lado, impõe ao seu grupo o fardo de um processo de escolhas com potencial de risco, pois serão dois indicados à disputa e dez contrariados numa base partidária de apoio ampla o suficiente para lhe assegurar votações tranquilas no plenário da Assembleia Legislativa, mas que depende de um paciente trabalho de acomodação de interesses que frequentemente importa em acolher contradições e esfrangalhar a integridade dos critérios de gestão.

Por outro lado, há nesse animado desfile de ilustres pré-candidatos ao paraíso descrito por Darcy Ribeiro um indicativo vantajoso para a reeleição do atual governador: a disputa precoce para as duas vagas ao senado ocupa os espaços do noticiário e esquece sintomaticamente no freezer a sucessão ao executivo estadual, o que sugere haver, no caso, a compreensão comum de que o caminho para a reeleição de Elmano está relativamente pavimentado, considerando apenas as condições colocadas, ainda muito prematuras.

Sim, porque, até aqui, os ventos que sopram da oposição não erguem ondas boas para surfar com otimismo numa perspectiva de alternância, nem outros balões de ensaios subiram até o momento a ponto de merecer definição como muito prováveis. Enquanto a caravana de pré-candidatos ao senado passa, o governo estadual melhora seus índices de aprovação gradualmente por meses seguidos. Mas essa calmaria tem prazo de validade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

De “abutre” a aliado: Valdemar declara apoio do PL a Ciro com foco em derrotar o PT no Ceará; Veja vídeo

Ceará pode virar coração digital da América do Sul, diz estudo do BTG

Encontro de Chagas e Rueda em Fortaleza abre articulação decisiva do União

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão por “racismo recreativo” em falas durante Presidência

Bolsonaro segue internado com alteração renal e quadro de anemia, diz boletim médico

Câmara aprova PEC da Blindagem que dificulta processos criminais contra parlamentares

Pesquisa AtlasIntel: Lula retoma protagonismo e redesenha o tabuleiro para 2026

Quem é o herdeiro do bolsonarismo? A pesquisa AtlasIntel responde

Medicamento. Foto: Freepik

Senado aprova venda de medicamentos em supermercados; projeto segue para a Câmara

Ceará tem 15 deputados a favor da PEC da Blindagem no Congresso

Ceará cresce 3,86% no 2º trimestre e supera média nacional do PIB

LGPD: CNJ cria novas regras sobre gravações em audiências e julgamentos