Os desafios da contabilidade em 2022. Por Fellipe Guerra

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Contador, tributarista e empresário contábil, Fellipe Guerra é doutor em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal, mestre em Administração e Controladoria pela UFC, membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará e presidente do CRCCE. Foto: Divulgação

Especialistas estimam que devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, tivemos um salto tecnológico de, no mínimo, dez anos. Do mercadinho a redes de supermercados, o fato incontestável é: aqueles que conseguiram se atualizar, além de se manterem no mercado, obtiveram um aumento em suas vendas, assim como aqueles que não conseguiram implantar soluções digitais em seus negócios foram obrigados a fechar suas portas.

Esse cenário não se abstém da nossa área contábil. Pelo contrário, quando pensamos em novas tecnologias, ferramentas de automação, inteligência artificial, atualização profissional, atendimento personalizado, e conformidades com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todos esses temas levam para a mesma direção, a contabilidade.

Nessa perspectiva, enxergo como principais desafios para 2022 a resistência de atualização por uma parcela dos profissionais contábeis e a falta de infraestrutura para a implementação dessas novas ferramentas nas organizações. No entanto, não vejo com pessimismo essa realidade, pelo contrário, é momento de arregaçar as mangas e buscar se inteirar sobre os avanços tecnológicos, gestão de empresa, tirar proveito do marketing digital, e áreas afins.

A contabilidade 4.0, que até pouco tempo se apresentava como a contabilidade do futuro, já é presente. Gerar a guia de um imposto e estar por dentro das últimas atualizações técnicas e legislativas não é suficiente. Lógico que é imprescindível para um contador conhecer informações técnicas sobre a atividade profissional, mas saber fazer uso de aplicativos para ter uma comunicação direta com seus contratantes significa uma economia de tempo, assim como a adoção de sistemas de gestão que proporcionarão celeridade à atividade. Isso faz uma grande diferença na entrega dos resultados para os clientes.

Já basta dessa visão que o contador é aquele profissional atrelado apenas ao serviço burocrático, a tendência é nos tornarmos profissionais estratégicos, consultivos e antenados com as novas atualizações tecnológicas. Precisamos que o empresário ou empreendedor que contrate um contador tenha a certeza da visão ampla que esse profissional possui.

Hoje, à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, estou rodeado de empresários contábeis, profissionais de excelência, que já desenvolveram essa visão estratégica, consultiva e criativa. E essa é a cultura que queremos levar para toda a categoria contábil do Estado do Ceará.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará registra avanço de 21% no turismo esportivo e de aventura em 2025

Decon e ANP apreendem óleo falsificado em Aquiraz

Altana Meireles: novo marco da sofisticação urbana tem obras iniciadas

Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025

Suprema Corte dos EUA libera detenção de pessoas que falem inglês com sotaque

Fracht Log abre terminal no Pecém e dá fôlego às exportações contra tarifaço dos EUA

Nova receita: a criatividade da indústria para cobrar mais e entregar menos

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano