O Partido Liberal (PL) vai oficializar, no próximo dia 22 de setembro, a posse do deputado federal André Fernandes como novo presidente estadual da sigla. A cerimônia será realizada na sede nacional do partido, em Brasília, com a presença de lideranças locais e nacionais. Atualmente, o diretório cearense é comandado pelo deputado estadual Carmelo Neto, que será substituído por Fernandes.
Com o comando do PL no Ceará, André Fernandes amplia sua influência dentro da oposição ao governo estadual, liderado pelo PT. O deputado estadual Alcides Fernandes, pai do novo presidente da sigla e pré-candidato ao Senado, afirmou que o filho “assumiu o protagonismo da direita” e adiantou que, após a posse, será realizada uma reunião estratégica com filiados e representantes para definir os próximos passos.
Eleições de 2026 no horizonte
A movimentação acontece em meio aos preparativos para as eleições de 2026. O PL estuda alianças com partidos que já estiveram em campos opostos, como Roberto Cláudio e Ciro Gomes, além de avaliar a possibilidade de lançar uma chapa própria no Ceará.
Além disso, a legenda deve receber reforços durante a janela partidária de 2026. Estão cotados para migrar ao PL os deputados estaduais Antônio Henrique e Lucinildo Frota (ambos do PDT), além do deputado Pedro Matos (Avante).
Presenças confirmadas
O evento em Brasília contará com a presença de parlamentares federais do PL, como Dr. Jaziel e Matheus Noronha; deputados estaduais, incluindo Dra. Silvana, Alcides Fernandes, Carmelo Neto e David Vasconcelos; e vereadores como Priscila Costa, Julierme Sena, Marcelo Mendes, Bella Carmelo, Inspetor Alberto e Tancredo dos Santos.