O fato: O número de beneficiários de planos médico-hospitalares aumentou em 876.867 em julho de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023, segundo levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O total de usuários alcançou 51.235.927 em julho, contra 50.359.060 no mesmo período do ano anterior.
Detalhamento por estados: Entre as unidades federativas, 24 estados registraram crescimento no número de beneficiários de planos de assistência médica. São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará lideraram o aumento em termos absolutos. Apenas Minas Gerais e Roraima apresentaram queda no número de usuários.
Planos odontológicos: O levantamento também revelou que o setor de planos exclusivamente odontológicos teve um crescimento de 2.418.323 beneficiários em um ano, totalizando 33.634.183 usuários em julho. Nesse segmento, 23 estados registraram crescimento, com destaque para São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Por outro lado, Amapá, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais registraram queda no número de usuários de planos odontológicos.
Cenário geral: Os dados mostram um aquecimento no setor de saúde suplementar no Brasil, com o aumento de beneficiários tanto em planos médico-hospitalares quanto odontológicos, refletindo uma maior procura por serviços de saúde privados em diversas regiões do país.