Olá, a partir de hoje terei cadeira cativa aqui no Focus Poder, onde me fiz presente desde o período eleitoral de 2024 com análises sobre nossa política. Será um prazer imenso compartilhar com você os modos através dos quais observo o campo político.
Análises aprofundadas, notas rápidas, leituras compartilhadas e dicas de leitura comporão o repertório deste blog.
Meu interesse por esse universo vem de muito tempo, quando ainda adolescente escolhi o curso superior a ser feito: Ciências Sociais. Ainda como estudante, esboçava as primeiras aventuras em torno da observação da política, e nisso contava com as letras sempre geniais publicadas pelo jornalista Fábio Campos, quando colunista de importante jornal local. Num dado dia, ali na campanha municipal de 2008, eu, um mero leitor, via ser publicado em sua coluna o conteúdo de um e-mail que lhe havia enviado. Naquele dia, pensei: “Ué, posso escrever sobre política na mídia?“.
Pude. E passei a escrever, sempre que podia; publicando, sempre que os jornais acharam oportuno.
Sou docente de Teoria Política na UECE desde 2016. Realizo pesquisa sobre política, com ênfase especial na relação entre eleições, governos e religião. Religião que, como nos assegurou o antropólogo Clifford Geertz, “é a variante preferida de nossa época“.
Conto com sua leitura e com o compartilhamento do conteúdo das conversas que, a partir de hoje, travaremos com regularidade a partir de hoje.
Para começar: como ler os números da nova pesquisa da Genial Quaest, apontando mais uma queda na popularidade do governo Lula?