
O fato: O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que a gestão municipal passará por uma reformulação no secretariado a partir do fim de março, em função da desincompatibilização de auxiliares que pretendem disputar as eleições deste ano.
Segundo o gestor, entre sete e dez secretários devem deixar seus cargos, majoritariamente para concorrer ao pleito. O prazo legal para a desincompatibilização é 4 de abril, mas a intenção da Prefeitura é antecipar o movimento.
“A nossa intenção é que, no dia 31 de março, aqueles e aquelas que irão se candidatar nas próximas eleições se desincompatibilizem”, afirmou Evandro Leitão.
Número expressivo: O prefeito disse ainda não ter recebido comunicações formais de todos os auxiliares, mas indicou que as informações internas apontam para um volume elevado de desligamentos. “Pelo que eu escuto, pelo que chega aos meus ouvidos, nós temos algo em torno de 10 secretários que irão se candidatar”, declarou.
Apesar de avaliar positivamente o desempenho do secretariado, Evandro admitiu que mudanças pontuais podem ocorrer para além das exigências do calendário eleitoral. “De uma maneira geral, o nosso corpo de secretários tem nos dado bons resultados, mas uma ou outra situação pontual pode exigir ajustes”, pontuou.
Saídas confirmadas: Entre os nomes já citados pelo prefeito estão o secretário municipal da Educação, Edilvan Alencar (PDT), deputado federal licenciado que deve disputar a reeleição, e o secretário da Segurança Cidadã, Osmar Baquit, também deputado federal e pré-candidato à recondução ao mandato.
Evandro evitou antecipar outros integrantes que deixarão o governo. “Eu não gostaria de me adiantar com nomes, até porque eles ainda não oficializaram para mim”, afirmou.
Novo desenho: O dia 31 de março deve marcar o início da recomposição do secretariado municipal, com a saída dos titulares que disputarão as eleições e a definição dos novos nomes que irão compor a equipe.
As declarações foram feitas durante a primeira reunião de 2026 do prefeito com o secretariado, realizada nesta sexta-feira (30). No encontro, a gestão apresentou os resultados de 2025 e os compromissos de campanha já entregues à população.
Prioridades do ano: A reunião também serviu para a apresentação das ações estratégicas das secretarias para 2026, com foco na integração entre projetos municipais e parcerias com o Governo do Estado, Governo Federal, setor produtivo e sociedade civil.
“Será um ano de ampliação e aprimoração das nossas ações, contando com parcerias estratégicas e sensibilizando a gestão e outros entes para termos cada vez mais entregas humanizadas e inclusivas”, destacou Evandro Leitão.






