Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Proenergia Summit 2024 reúne grandes players do setor de energia do Brasil

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: O primeiro dia do Proenergia Summit 2024, que está em sua sexta edição, contou com dezenas de novidades e palestrantes. Promovido pelo Sindienergia Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, o encontro de destaque, que se realiza no Centro de Eventos hoje, quarta-feira, 11, e amanhã, quinta-feira, 12, tem como objetivo explorar e apresentar o potencial energético do Estado para o Brasil e o mundo.

Governo do Ceará: O governador Elmano de Freitas esteve presente e comentou: “É uma honra para o Ceará, que tem se consolidado como um polo estratégico nesta área, sediar este evento. O nosso estado, com seu enorme potencial, está na vanguarda das energias renováveis. Estamos comprometidos em continuar atraindo investimentos para o setor de energias renováveis, que é o mais estratégico para a economia cearense neste momento. Este evento é extremamente oportuno, pois a transição energética é uma prioridade global”. 

Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico, também destacou o evento: “O governador Elmano tem construído uma estratégia de desenvolvimento contínuo para o Ceará. O Proenergia é uma oportunidade para apresentar todas as vantagens do estado e as oportunidades no setor de hidrogênio verde. É um evento que reúne executivos e técnicos de diversas regiões, permitindo que apresentemos o Ceará e suas oportunidades”.

Foto: Divulgação

Sindienergia: Luis Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia, ressaltou a importância do evento, afirmando: “Ano após ano, o Proenergia tem se consolidado como um dos mais importantes eventos do setor, tanto em nível nacional quanto internacional. Isso nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos contribuindo significativamente para o crescimento e dinamismo da economia regional e nacional, bem como para a descarbonização global em tempos de crise climática”.

O executivo destacou ainda a relevância do evento: “Neste sexto ano, o Proenergia continua a crescer. É o momento de discutirmos o futuro da energia, com oito eixos na nossa programação para investidores e para aqueles que buscam reduzir suas contas de energia. O setor de energia demanda planejamento estratégico, e estamos vendo o avanço das agências de regulação, comercialização e planejamento. O evento aborda desde a comercialização e transição até a geração de energia solar e as tendências futuras sobre a nova moeda do carbono”.

Quanto ao setor de hidrogênio verde, Queiroz mencionou: “Já estamos vendo investimentos significativos, e o governador tem sido fundamental para o progresso do setor. O marco regulatório está estabelecido e o próximo passo é o desenvolvimento do offshore para gerar 64 gigawatts. Especialistas irão abordar esses temas durante o evento”, prometeu. 

BNB: Eliane Brasil, Superintendente Estadual do BNB no Ceará, enfatizou a importância de eventos que reúnem o empresariado e a academia: “O Banco do Nordeste tem sido um forte parceiro no financiamento de energia elétrica, com 2,5 bilhões de reais financiados em 2023 e 1,8 bilhões até agora este ano. Esperamos superar esses números conforme os projetos evoluem. Observamos um grande avanço na energia solar, que concentra 60% dos investimentos, embora a energia eólica também esteja em expansão”, detalhou.

Troféu Jurandir Picanço: O evento também foi palco da entrega Troféu Jurandir Picanço ao Ministro da Educação, Camilo Santana. O governador Elmano representou o ministro.

Já foram agraciados com o Troféu Jurandir Picanço: o então Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior (em 2021); o Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec, Lauro Fiúza (em 2022), e o Presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante (em 2023).

Potencial Energético: No evento, foi apontando que o Governo do Estado do Ceará já firmou 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras voltados para o hidrogênio verde, com seis evoluindo para pré-contratos com o Complexo do Pecém. Até 2030, são esperados investimentos superiores a 17 bilhões de dólares, gerando mais de 80 mil empregos.

Na energia eólica, o Ceará conta com mais de 100 empreendimentos, gerando 2.578 MW, e outros 72 projetos, em construção ou prestes a iniciar, com potencial de 2.876 MW. Em energia solar, há 51 empreendimentos em operação gerando 1.252 MW e outros 450 MW em capacidade contratada, somando um total de 17.290 MW de potência.

Expositores: O Proenergia Summit 2024 contará com a presença de grandes empresas como bp, Elera Renováveis, ENEL, Ceneged, B&Q Energia, Grupo Cosampa, Qair, Servtec, Comerc Energia, Mundo Linha Viva, BYD Car Mais, Banco do Brasil, Governo Federal, Banco do Nordeste, Meireles e Freitas, Makro, GPM Soluções, além de instituições como SESI, Sebrae, ITA, UFC, Instituto Solar e Museu da Indústria.

As startups também terão um papel de destaque, apresentando soluções inovadoras no setor de energia. O evento incluirá um hackathon com premiações para as três melhores soluções escolhidas pelos jurados.

O Museu da Indústria terá um espaço especial, com uma exposição de 17 metros de comprimento sobre a história da energia no Ceará, incluindo um monitor touch e dois óculos de realidade virtual para uma experiência imersiva.

Os convidados: Entre os convidados da edição estão Jean-Paul Prates, ex-presidente da Petrobras e Conselheiro do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne); Luis Viga, Country Manager da Fortescue e Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV); Ricardo Barros, General Manager no Brasil da Lightsource bp; e João Henrique de Araújo Franklin Neto, Presidente da Eletrobras Chesf.

Além destes, o evento conta ainda com a participação de Armando Abreu e Gustavo Silva, Presidente e Diretor de Operações da Qair Brasil, respectivamente; Elbia Gannoum, CEO da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica); Markus Vlasits, Presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE); Rafael Mello, Consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); José Nunes, Presidente da Enel Ceará; Carlos Dornellas, Diretor Técnico e Regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); e Silla Motta, CEO da Donna Lamparina, entre outros.

Proenergia Summit 2024
Dias: 11 e 12 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza-CE)
Horário: 9h às 19h
Inscrições e mais informações: www.proenergiasummit.com / @sindienergiaceara

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Bolsa de Valores. Foto: Pixabay

À espera do Fed e do Copom, Ibovespa cai 0,12%, aos 134,9 mil pontos

Dólar cai pelo 5º pregão seguido e fecha abaixo de R$ 5,50 à espera do Fed

Instagram cede à pressão e anuncia mudanças radicais para segurança de menores e crianças

ApexBrasil e Sebrae firmam acordos para fortalecer exportações e atrair investimentos de R$ 537 milhões

Últimos meses do ano devem gerar 3,4 mil vagas temporárias de trabalho

Produção de petróleo da União atinge recorde de 86 mil barris diários em julho

Ceará já acumula 1.900 denúncias de publicidade irregular em apenas um mês de campanha

Grupo Carmais abre mais de 150 vagas de emprego em Fortaleza

O fraticídio à direita em Fortaleza: o duelo Wagner X André; Por Emanuel Freitas