O fato: O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) garantiu que tem planos de concorrer a um cargo eletivo em 2026, embora considere que ainda é cedo para fazer especulações. “Claro que pretendo disputar. Quando se está exercendo um cargo, seja proporcional ou majoritário, a influência é maior”, disse.
“Posso até não ser candidato a nada, mas não seria verdadeiro dizer que não tenho o desejo de disputar. No entanto, isso não é o mais importante neste momento. Precisamos ter desprendimento, pois o tempo na política não está sob nosso controle, mas sim nas mãos da opinião pública e na eficácia dos governos”, explicou. A fala foi dada ao Diário do Nordeste.
RC deixou a Prefeitura em 2021 e se lançou na corrida pelo Governo do Estado em 2022, onde foi derrotado, assim como Capitão Wagner (UB), no primeiro turno por Elmano de Freitas (PT). Embora tenham sido adversários no passado, eles se uniram no segundo turno das eleições de 2024 em Fortaleza para apoiar André Fernandes (PL), também derrotado para um membro do Partido dos Trabalhadores.
Vitória petista: Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos válidos, enquanto André marcou 49,62% dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10.838 votos. Evandro obteve 716.133 votos e André, 705.295.