Repleto de erros, estudo que condenou hidroxicloroquina é retirado do ar

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Foi retirado do ar o estudo usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para declarar a hidroxicloroquina ineficaz no combate à Covid-19. A The Lancet, revista científica que publicou o trabalho, soltou uma nota afirmando que os autores “não conseguiram concluir uma auditoria independente dos dados que sustentam sua análise”. Veja a reprodução ao lado.

O episódio já é visto como um escândalo científico de grandes proporções. Com o aval da OMS ao estudo, vários governos suspenderam as pesquisas com a hidroxicloroquina mesmo que muitos outros médicos e pesquisadores, inclusive no Ceará, já tivessem trabalhos concluídos ou em andamento apontando bons resultados do medicamento quando usado aos primeiros sintomas da Covid em conjunto com a azitromicina e o zinco.

Veja a nota da Lancet
Hoje, três dos autores do artigo, “Hidroxicloroquina ou cloroquina, com ou sem um macrólido para o tratamento de COVID-19: uma análise de registro multinacional”, retiraram seu estudo. Eles não conseguiram concluir uma auditoria independente dos dados que sustentam sua análise. Como resultado, eles concluíram que “não podem mais garantir a veracidade das fontes de dados primárias”. O Lancet leva a sério as questões de integridade científica, e há muitas questões pendentes sobre o Surgisphere e os dados que supostamente foram incluídos neste estudo. Seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), análises institucionais das colaborações de pesquisa do Surgisphere são urgentemente necessárias.

O aviso de retratação é publicado hoje, 4 de junho de 2020. O artigo será atualizado para refletir essa retratação em breve.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

Maílson da Nóbrega: o Brasil precisa de um partido de esquerda moderno

Brasil fecha 2025 com saldo negativo de 112 mil vagas de gerência e acumula corte de 322 mil cargos de liderança desde 2020