O fato: O prefeito Sarto (PDT) se pronunciou sobre a vitória de Evandro Leitão (PT), que derrotou André Fernandes (PL) no segundo turno. Em suas redes sociais, o prefeito derrotado disse: “Parabéns ao Evandro Leitão, eleito o próximo prefeito de Fortaleza, resultado de um processo democrático que expressa a vontade da nossa gente. Desejo sucesso nessa nobre missão de servir aos fortalezenses”.
“Estou à disposição para fazer uma transição tranquila para que nenhum serviço e política pública sofra prejuízos no andamento e para que ele possa iniciar o seu governo com conhecimento detalhado de toda a estrutura administrativa”, seguiu o pedetista.
Vitória petista: Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza. O petista obteve 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) marcou 49,62% dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10.838 votos. Evandro obteve 716.133 votos e André, 705.295.
Evandro Leitão foi apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) e por outras lideranças petistas, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o atual governador Elmano de Freitas. A ex-prefeita Luizianne Lins, na última semana, também declarou apoio, diminuindo a resistência interna no próprio partido.
Enquanto isso, André recebeu o suporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros candidatos derrotados na Capital, como Capitão Wagner (UB) e Eduardo Girão (Novo), além do apoio do ex-prefeito Roberto Cláudio, do PDT.
Único do PT em Capital, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza