Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

TJCE agenda 257 sessões de julgamento de crimes dolosos contra a vida

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Imagem: Pixabay

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Para agilizar o julgamento de processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, o Poder Judiciário cearense está engajado no Mês Nacional do Júri, que acontece de 1º até 30 de novembro em todo o país. Até essa segunda-feira (07/11), 257 sessões do júri estão agendadas em unidades judiciárias da Capital e do Interior do Ceará. Retomada pelos tribunais brasileiros após suspensão nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, a edição de 2022 prioriza o julgamento de crimes praticados contra menores de 14 anos, conforme parâmetros estabelecidos na Lei nº 14.344/2022, chamada de Lei Henry Borel. Destaque também para os casos de feminicídio e crimes praticados por e contra policiais.

“A expectativa é a de que, após o período pandêmico, as atividades sejam retomadas com a segurança e a motivação necessárias ao pleno desenvolvimento das sessões de julgamento, para, desta forma, equalizar a demanda com a entrega da prestação jurisdicional”, destacou a desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, gestora da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no âmbito do Judiciário cearense.

A magistrada acrescentou que a força-tarefa repercute “na prevenção destes crimes, uma vez que materializa o esforço concentrado de todos os integrantes do Sistema de Justiça convergindo para o mesmo fim”.

O Mês Nacional do Júri foi instituído pela Portaria nº 69/2017 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação envolve a definição de diretrizes e ações para garantir a razoável duração do processo e os meios que contribuam com a celeridade na tramitação, respeitando a legislação vigente e as normas internacionais de direitos humanos sobre a matéria.

LEI HENRY BOREL
Em vigor desde maio desde ano, a Lei nº 14.344/2022 é chamada de Henry Borel em referência ao menino de quatro anos morto em 2021 após sofrer violência familiar no Rio de Janeiro. O padrasto e a mãe do garoto respondem pelo crime. Ao priorizar os julgamentos de crimes contra menores de 14 anos, o CNJ enfatiza a importância das medidas protetivas específicas para crianças e adolescentes vítimas de violência.

Também receberão atenção os crimes de feminicídio, cabendo aos tribunais julgar as mortes de mulheres assassinadas em decorrência de violência doméstica ou em razão do gênero. Nos julgamentos de homicídios cometidos por policiais, em serviço ou não, o objetivo é identificar os casos em que a morte foi justificada ou não. Também serão priorizados julgamentos de homicídio que tem policial como vítima, em serviço ou não, salvo quando ocorrido em ambiente doméstico.

ENASP
A Enasp foi criada em fevereiro de 2010 com o objetivo de planejar e implementar a coordenação de ações e metas, em âmbito nacional, mediante a união articulada de esforços dos órgãos de Justiça e de segurança pública. Reúne representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da Advocacia pública e privada, da Defensoria Pública em âmbito federal e estadual e é coordenada por integrantes do CNJ, do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério da Justiça.

*Com informação TJCE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Arrecadação federal em agosto atinge recorde histórico com alta de 11,95%

Instituições financeiras deverão criar alerta de golpes para transações atípicas no Pix a partir de 2025

Farol do Mucuripe em Fortaleza passará por restauração após 180 anos de história

Disputa acirradíssima no Crato, aponta pesquisa AtlasIntel

Datafolha: Nunes 27%, Boulos 26% e Marçal vai ficando pra trás em SP com 19%

Wagner: a religião no centro da disputa em Fortaleza?

Guimarães fala sobre suporte de Luizianne a Evandro: “Ela declarou que vai apoiar?”

Ibovespa fecha na mínima do dia pelo 2º dia, aos 133,1 mil pontos

Obras do ITA em Fortaleza terão orçamento inicial de R$ 17 milhões