TJCE cria Comissão de Políticas Judiciárias de Promoção da Igualdade Racial

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: TJCE

 

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou na última quinta-feira, 10, a resolução que cria a Comissão de Políticas Judiciárias de Promoção da Igualdade Racial (CPJPIR). A medida foi aprovada durante sessão conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, no exercício da Presidência.

O objetivo da resolução é auxiliar e propor à Administração do Poder Judiciário estadual a adoção de ações direcionadas ao enfrentamento do racismo e à valorização de práticas antidiscriminatórias, além de combater toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem.

Cabe à CPJPIR promover e incentivar a produção de estudos e pesquisas, bem como apresentar diagnósticos sobre informações que conduzam ao aperfeiçoamento das políticas institucionais e judiciárias. Deve promover eventos acadêmicos e institucionais, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e incentivar campanhas institucionais destinadas à divulgação da temática.

A iniciativa considera as Constituições Federal e Estadual e leva em conta a Recomendação nº 123/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que solicita a observância dos tratados e convenções internacionais, bem como o uso da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, entre outras resoluções e portarias que tratam do tema.

Ainda durante a sessão desta quinta-feira, o Órgão Especial aprovou a resolução que institui a Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI) no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Ceará. Entre os objetivos estão a promoção e o acompanhamento das questões voltadas à efetivação e à garantia dos direitos da pessoa idosa, tais como celeridade aos processos judiciais e às demandas extrajudiciais.

As ações voltadas ao diagnóstico, prevenção, orientação e enfrentamento à violência são outras atribuições da CDPPI. A atuação engloba atos de violência patrimonial ou financeira contra a pessoa idosa, especialmente vulnerável, inclusive no âmbito das serventias extrajudiciais e da execução dos serviços notariais, e prevê a realização de campanhas de conscientização da sociedade.

A resolução aprovada considera que é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. Também leva em conta a importância de instituir grupo para fins de promoção e defesa dos direitos dos idosos no âmbito das ações do Judiciário estadual.

Cada comissão será composta por dois desembargadores e dois juízes que serão indicados pela Presidência do TJCE e atuarão sem prejuízo das funções originárias. As designações coincidirão com o biênio dos mandatos dos cargos diretivos do TJCE.

Na sessão de quinta-feira, o TJCE inaugurou um novo serviço para facilitar e garantir a acessibilidade de comunicação com população, especificamente às pessoas com deficiência auditiva. O Tribunal contratou profissionais de intérpretes de Libras junto à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) para atuarem durante as sessões de julgamento da Justiça, assegurando assim a acessibilidade plena da informação a todos.

*Com informação TJCE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura Empreendedora, chegou sua hora de brilhar!

STF nega aposentadoria especial a guardas municipais

Quaest: prisão de Bolsonaro divide o país, mas maioria vê como justa

Ceará investe R$ 200 milhões em ciência, tecnologia e inovação

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas IPCA segue acima da meta do BC

Lula é desaprovado por 53,6% da população, aponta pesquisa

A vida como ela é; Por Gera Teixeira

Asilo contra la opresión; Por João de Paula

Ceará registra queda nos preços da gasolina e do etanol, mas continua entre os mais caros do país