TRE-Ceará planeja instalar seções eleitorais nos presídios e unidades socioeducativas, em projeto pioneiro no País

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Desembargador Raimundo Nonato do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Corregedor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRECE). Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato, reuniu-se com o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e o superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Roberto Bassan com o objetivo de planejar ações para o alistamento eleitoral e o voto de presos(as) provisórios(as) e de jovens, em cumprimento de medida socioeducativa de internação nas eleições de 2022.  Durante o encontro virtual, foram colocadas as propostas para viabilizar o exercício dos direitos políticos de presos(as) provisórios(as) e de adolescentes sob custódia em unidades de internação, o que é uma garantia prevista na Constituição.

Na abertura do encontro, o desembargador Raimundo Nonato agradeceu a presença e a disponibilidade de todos e todas. Destacou que busca reunir esforços para viabilizar o exercício dos direitos políticos de presos(as) provisórios(as) e de adolescentes sob custódia em unidades de internação, o que é uma garantia prevista na Constituição. O magistrado ressaltou que a instalação de seções eleitorais nas unidades prisionais para o voto de presos(as) provisórios(as) já foi realizada em outras eleições pelo TRE. No entanto, neste ano, a proposta é ampliar a medida para abranger também os(as) jovens custodiados(as). A juíza Bruna Rodrigues salientou que, além de viabilizar o voto das pessoas que já possuem cadastro eleitoral, é fundamental promover o alistamento eleitoral de jovens em conflito com a lei de 16 e 17 anos. A secretária em exercício, Águeda Gurgel, frisou a data do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio, como prazo-limite para as modificações no cadastro.

Na ocasião, a coordenadora Edna Saboia destacou que a ação, além de fazer parte do planejamento estratégico das Eleições, também integra o programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará. Após, o secretário Mauro Albuquerque afirmou estar à disposição para a realização dessas atividades. Informou que, segundo levantamento, o Ceará tem 9.800 presos(as) provisórios(as) distribuídos(as) em unidades em Juazeiro, Caucaia, Pacatuba, Itaitinga, Aquiraz e Crato. E avaliou a existência de condições de segurança que possibilitam a execução do projeto nesses locais. O superintendente Roberto Bassan também declarou seu empenho para viabilizar a ação. Na reunião, ele pontuou que existem cerca de 460 jovens custodiados(as) no estado. E propôs a instalação de seções em cinco unidades de internação, sendo 3 em Fortaleza, 1 em Sobral e 1 em Juazeiro do Norte.

O coordenador Carlos André explicou que o alistamento eleitoral de jovens presos(as) ou custodiados(as) poderá ser realizado através de solicitações na ferramenta digital Título Net. O pré-atendimento ocorreria nas unidades prisionais e de internação e seria feito por agentes prisionais, capacitados(as) pelos cartórios eleitorais para a atividade. Na reunião, também foi explicado sobre as normas que regulamentam os alistamentos dessas pessoas. As medidas necessárias serão definidas em reuniões técnicas posteriores.

Em contato com o Focus, o desembargador e vice-presidente do TRECE disse que “são mais de 10 mil detentor que podem votar, por serem presos provisórios e que o órgão vai trabalhar em duas frentes: uma para alistar os que não têm títulos e outra para votar dentro dos presídios. Detalhe: entram, também, os menores infratores. É um projeto arrojado e somente o Regional Eleitoral do Ceará vai fazer no Brasil”.

Por fim, o desembargador Raimundo Nonato ressaltou o encontro proveitoso com o superintendente e o secretário. E destacou que “quem ganha com essas ações é a comunidade, é a sociedade”. Afirmou, ainda, que o TRE-CE e a Corregedoria se empenharão para a qualificação eleitoral e voto de presos(as) e de adolescentes sob custódia.

*Com informação TRECE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Câmara retoma discussão sobre ampliação de imunidade tributária para templos religiosos

Encontro de metereologistas prevê chuvas na média ou acima da média no Ceará

A transição energética para um Ceará justo e inclusivo. Por Rômulo Alexandre Soares

Lula parabeniza presidente eleito do Uruguai

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024