
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O governador Camilo Santana autorizou o retorno de atividades consideradas não essenciais, entre elas o comércio. O conjunto de medidas será publicado ainda neste sábado, 10, em decreto. Passam a valer já na próxima segunda-feira, 12.
O gestor explicou que haverá toque de recolher de 20h até às 5h, de segunda a domingo. Isolamento rígido no fim de semana, funcionando apenas atividades essenciais.
Com relação ao comércio e serviços, declarou que o comércio de rua vai funcionar de 10h às 16h. Shopping centers, de 12h às 18h. No período de retorno, a capacidade de funcionamento para ambos será de apenas 25%.
Restaurantes deverão obedecer os horários de acordo com o comércio. Ou seja: 10h às 16h – considerando o comércio de rua; 12h às 18h, levando em conta o funcionamento dos shopping centers, caso estejam situados nesses estabelecimentos.
“Vão funcionar em horários diferenciados para reduzir a pressão sobre o sistema de transporte”, disse Camilo.
Outro ponto destacado é o retorno das aulas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos. Com relação ao primeiro e segundo anos do fundamental, a capacidade será de 35%.
“Há uma tendência na redução de casos, na transmissão que é muito importante para qualquer tipo de tomada de decisão”, declarou Camilo.
As igrejas poderão funcionar com cultos e missas presenciais, mas com capacidade de apenas 10%.
Espaços públicos e áreas comuns de condomínios seguem fechadas.







