Vacina contra mpox é pré-qualificada pela OMS

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (13) a pré-qualificação da vacina contra a mpox, desenvolvida pela farmacêutica Bavarian Nordic. Este é o primeiro imunizante contra a doença a integrar a lista de insumos pré-qualificados da entidade, permitindo sua distribuição em países de baixa renda e regiões que enfrentam surtos da doença. A medida facilita o acesso a essa vacina por meio de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi).

Contexto: A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, tem registrado surtos em várias partes do mundo, com maior concentração na África. A pré-qualificação da vacina pela OMS representa um marco no combate à doença, tanto para os surtos atuais quanto para cenários futuros. A vacina poderá ser distribuída de forma mais rápida e eficaz, especialmente em comunidades que enfrentam desafios econômicos e sanitários.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou a urgência em ampliar a aquisição e a distribuição das doses, visando garantir que a vacina chegue às regiões mais afetadas. “Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, afirmou.

Esquema vacinal: A vacina da Bavarian Nordic é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais, sendo administrada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Em situações de surto, a OMS permite o uso da vacina em menores de idade, gestantes e imunossuprimidos, sob o chamado “uso off label”, quando os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais.

Em casos de oferta limitada do imunizante, a OMS também recomenda a administração de uma dose única, embora reforce a necessidade de mais dados sobre segurança e eficácia nessas circunstâncias. Dados indicam que uma única dose aplicada antes da exposição ao vírus oferece 76% de proteção contra a mpox, enquanto o esquema de duas doses aumenta essa eficácia para 82%.

Segurança: A vacina apresenta bom desempenho e segurança, conforme demonstrado por estudos clínicos e durante a emergência global de mpox declarada em 2022. A OMS alerta, no entanto, para a necessidade de monitoramento contínuo, especialmente diante de novas variantes do vírus que têm surgido.

Desde 2022, a mpox já foi confirmada em 120 países, totalizando mais de 103 mil casos. Em 2024, foram registrados 25.237 casos suspeitos e confirmados e 723 mortes, em 14 países africanos afetados por surtos distintos. A distribuição da vacina pré-qualificada representa um passo essencial para o controle desses surtos e a proteção das populações mais vulneráveis.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Pesquisa revela intenções de compra dos brasileiros para a Black Friday

Estudantes com 650 pontos no Enem poderão receber bolsa para licenciatura com o programa “Pé-de-Meia”

Senacon instaura processo contra operadoras de planos de saúde por práticas abusivas

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

MP-TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por tentativa de golpe