O fato: A Vale (VALE3) anunciou a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com a empresa sueca GreenIron H2 AB, visando iniciativas de descarbonização na cadeia de mineração e metais no Brasil e na Suécia. A colaboração prevê o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para a instalação de uma unidade de redução direta no Brasil, a ser operada pela GreenIron, e o fornecimento de aglomerados de minério de ferro para as operações comerciais da empresa sueca em Sandviken.
Segundo a mineradora, o estudo contemplará a escolha de um local estratégico no Brasil, avaliando opções de energia renovável e o uso de hidrogênio verde, entre outras inovações, para reduzir os impactos ambientais das futuras operações.
Tecnologia sustentável para redução de emissões: A GreenIron H2 AB possui uma tecnologia patenteada para a redução de óxidos metálicos a metais puros, utilizando hidrogênio como insumo principal, gerando como único subproduto a água. Esse processo é especialmente adequado para a extração de metais a partir de minérios, resíduos e rejeitos.
De acordo com a Vale, as duas empresas têm colaborado nos últimos dois anos em testes com pelotas de minério de ferro produzidas pela mineradora. O novo memorando prevê a realização de testes com briquetes de minério de ferro, um produto inovador da Vale que emite menos CO₂ durante sua produção em comparação às pelotas tradicionais.
A tecnologia desenvolvida pela GreenIron destaca-se por sua flexibilidade em relação à matéria-prima e por custos menores, além de ser compatível com o uso de hidrogênio verde, reforçando o compromisso da Vale com soluções mais sustentáveis.
Operações na Suécia e expansão no Brasil: As operações da GreenIron em Sandviken, na Suécia, estão em fase de comissionamento, com previsão de escalonamento ao longo de 2025. No Brasil, o estudo de viabilidade para a unidade de redução direta busca integrar energia renovável e tecnologias verdes à cadeia de produção.