O fato: As vendas no varejo brasileiro em setembro caíram 1,9% na comparação anual e 2,4% em relação a agosto, segundo dados da empresa de meios de pagamento Stone (STOC31), divulgados nesta quinta-feira (10). O resultado representa o pior desempenho do setor no ano. Dois dias antes, a Cielo já havia indicado uma retração de 3,3% nas vendas em setembro em relação ao ano anterior, considerando o ajuste pela inflação.
Segmentos impactados: De acordo com o levantamento da Stone, todos os oito segmentos do varejo monitorados apresentaram queda mensal, com destaque negativo para móveis e eletrodomésticos e livros, jornais, revistas e papelaria, ambos com retração de 3,5%. O pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, afirmou que o cenário é incerto para o restante do ano devido à volatilidade das vendas nos últimos meses.
Desempenho trimestral: No acumulado do terceiro trimestre, as vendas do varejo registraram queda de 0,9% em relação ao trimestre anterior, mas um crescimento de 1% em comparação ao terceiro trimestre de 2023. No período de julho a setembro, apenas dois dos oito setores analisados apresentaram crescimento: combustíveis e lubrificantes, com alta de 2,6%, e tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 0,8%.
Desafios setoriais: Os setores com maior retração no trimestre incluíram “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-2%), artigos farmacêuticos (-1,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,3%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram queda de 0,9%, enquanto móveis e eletrodomésticos recuaram 0,6% e material de construção, 0,5%.