O fato: O programa Voa Brasil já vendeu 35.419 passagens aéreas desde seu lançamento, em julho de 2024, ampliando o acesso ao transporte aéreo e impulsionando o turismo regional. O Nordeste tem se destacado entre os principais destinos escolhidos pelos passageiros, com Fortaleza figurando entre as cinco cidades mais procuradas.
Fortaleza entre os destinos mais buscados: Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, divulgados nesta quarta-feira (2), Fortaleza registrou a venda de 2.453 bilhetes pelo programa, consolidando-se como um dos destinos mais desejados. Recife lidera entre as capitais nordestinas, com 2.745 passagens, e aparece na terceira posição geral.
Confira as cinco cidades mais procuradas pelo Voa Brasil:
- São Paulo (SP) – 10.261 passagens
- Rio de Janeiro (RJ) – 3.050 passagens
- Recife (PE) – 2.745 passagens
- Fortaleza (CE) – 2.453 passagens
- Brasília (DF) – 2.268 passagens
Com a conectividade aérea facilitada, o programa tem contribuído para a movimentação turística e o reencontro de familiares. “São mais de 50 cidades do interior procuradas, possibilitando reencontros de familiares e impulsionando o turismo local, além de fortalecer a aviação regional”, destacou o Ministério.
Expansão do Voa Brasil em 2025: Atualmente, o programa oferece passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos anos. O objetivo, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, é ampliar o acesso ao transporte aéreo sem subsídios governamentais.
Para 2025, o governo já planeja a segunda fase do Voa Brasil, que incluirá estudantes universitários de baixa renda. A nova etapa será realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), utilizando as bases de dados do ProUni, Fies e Sisu para identificar os beneficiados.